Ter seu posicionamento e diferenciais claramente estabelecidos para os seus públicos-alvo são os principais objetivos das empresas que fazem relacionamento com a imprensa, mais conhecido como assessoria de imprensa. Essas oportunidades, porém, podem não ter o impacto desejado caso os executivos não estejam preparados para entregar as mensagens-chave da organização.
Elas referem-se à linha narrativa que estabelece as prioridades de comunicação a partir das necessidades de posicionamento da marca. O objetivo é estabelecer que seus os executivos definidos como porta-vozes da marca consigam transmitir um discurso unificado e assertivo.
Sem isso, os profissionais na linha de frente da comunicação da marca não apenas tendem a deixar de dar visibilidade ao core do negócio. Pior: ficam expostos à possibilidade de transmitir visões destoantes que podem manchar a reputação da empresa junto aos stakeholders.
Vamos explicar – passo a passo – o processo de definição destas mensagens, bem como a melhor forma de fixá-las no discurso dos porta-vozes.
Os cinco passos para definir as mensagens-chave
Estabelecer o discurso que vai permear toda a comunicação de uma empresa é uma tarefa complexa. Por conta disso, é necessário percorrer diversas etapas até que se defina o conjunto de elementos que irão se tornar as mensagens-chave.
Estas etapas contemplam tanto aspectos internos do posicionamento do negócio quanto uma análise de concorrentes e benchmarks.
Abaixo, listamos os cinco passos indispensáveis para esta definição:
Media training: o momento de fixar as mensagens-chave
Definir as mensagens-chave e enraizá-las na cultura da empresa são passos largos na tarefa de transmitir uma unicidade na comunicação. Apesar disso, eles estão longe de garantir que os porta-vozes serão capazes de transmiti-las com assertividade aos públicos de interesse, principalmente jornalistas experientes.
Para que isso aconteça, é necessário treinar com profissionais que conhecem profundamente o modo de operar da imprensa.
Chamamos esse trabalho de media training e consistem em ensinar os porta-vozes a ‘navegarem em suas zonas de conforto’, colocando em prática o aprendizado das mensagens e avaliando se o discurso está alinhado, além de preparar para eventuais “cascas de banana”.