Assessoria de imprensa: faça a opinião dos seus executivos chegar à mídia

Os artigos são uma estratégia de alto nível para apresentar uma opinião, fortalecer uma tese e, consequentemente, apoiar a construção de credibilidade da marca junto à mídia. Para que isso se torne uma realidade, quase sempre é preciso contar com o auxílio de uma assessoria de imprensa, que conduzirá o processo com a qualidade e técnicas específicas para que esse tipo de conteúdo seja, efetivamente, atrativo para o público-alvo.

Nos últimos anos, o avanço das mídias sociais e dos blogs democratizou os canais de disseminação de opinião. Com eles, estar presente nos grandes jornais, canais de televisão etc, deixou de ser a única via de disseminar uma mensagem.

De acordo com estudos como o conduzido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, porém, conseguir um espaço na imprensa ainda representa uma validação para a autoridade das marcas. Exemplo disso é o número divulgado pelo levantamento “Fake News: Desafios das Organizações”.  Conduzido por 52 organizações brasileiras, o trabalho revelou que ter confiança na reputação do veículo que publica a notícia é indispensável para 86% das pessoas. 

Tamanha preocupação com o nível de confiabilidade das informações nos tempos atuais, acaba fazendo com que inserções em veículos de boa reputação tenham um peso importante na construção da imagem de uma empresa.

Não por acaso, a figura do assessor de imprensa – elo entre as empresas e a mídia – tem sido tratada como indispensável para as organizações, por exemplo, em trabalhos acadêmicos.

Em monografia intitulada “O papel e a importância das assessorias de imprensa nas organizações”, do jornalista Bernardo Reis Azeredo informa que o “assessor de imprensa é um dos grandes responsáveis pela manutenção da imagem corporativa diante da imprensa e dos públicos em geral”.

 

Quer saber como materializar a opinião dos seus executivos em conteúdos elegíveis para estarem em veículos que são acompanhados pelo seu público-alvo? 

 

O que levar em consideração?

Se o espaço para a publicação de opiniões fosse fácil de ser conquistado, não teríamos a necessidade de estruturar uma estratégia, não é mesmo?

 

Isso porque, para a imprensa, a pluralidade de visões é fundamental, mas apenas se estiver profundamente embasada e com uma linguagem bem construída. Afinal, estamos falando de comunicação com foco em informar, não em publicidade. Essa é uma diferença fundamental de a ser levada em consideração na hora de produzir um artigo com foco na imprensa:

Assessoria de imprensa é responsável por essa tarefa

O mundo corporativo está repleto de talentos com muito a dizer. Basta olhar o corpo diretivo das empresas para se deparar com executivos cheios de experiência no mercado e excelente trajetória acadêmica. 

Mas, por muitas vezes, falta uma interface que ligue esse conhecimento à imprensa ao tornar a informação menos técnica e mais interessante para os leitores. 

Esse é o papel do assessor de imprensa – o especialista tem o papel de apoiar os executivos no desenvolvimento do conteúdo, hierarquia das informações e captação de dados oficiais para fortalecer o material.

Agilidade e disponibilidade são fundamentais para estar presente na imprensa nacional

Tão importante quanto a relevância das informações ou da linha de raciocínio proposta, no entanto, é o fato de que a assessoria de imprensa esteja sempre pronta para responder aos chamados dos jornalistas com agilidade e disponibilidade.

Como sabemos, o avanço tecnológico colocou uma pressão extra no trabalho dos repórteres da imprensa nacional. A correria é tanta, que muitos deles chegam a ter 24 ou 48 horas para preencher um espaço para artigos. Isso é especialmente mais comum quando o executivo ou a marca já são reconhecidos pela qualidade dos conteúdos que apresentam. Um bom sinal! 

Por isso, é importante que os executivos estejam a par das notícias que impactam seus respectivos mercados ou verticais de atuação para, nestes casos, terem subsídios para uma resposta rápida e efetiva, aproveitando oportunidades mais factuais para reforçar os diferenciais da marca.

Uma boa assessoria de imprensa possui forte relacionamento com a imprensa 

Como acontece em muitas áreas, o universo do jornalismo tem no network entre os profissionais um de seus principais pilares.

Neste contexto, da mesma maneira que os repórteres possuem suas fontes de confiança, os bons assessores de imprensa definem a estratégia de divulgação dos artigos de opinião antes mesmo de o executivo iniciar a produção do material – assim, há um melhor fit entre conteúdo e público.

Como vimos, há uma série de técnicas para que a opinião da sua empresa seja acolhida pela imprensa e, com isso, permita com que sua marca esteja presente em discussões de alto nível.

Essa é uma atividade que, quando bem conduzida, pode gerar frutos consistentes e de longo prazo no relacionamento com a imprensa nacional ou mesmo com veículos de nichos. Neste sentido, a Tamer Comunicação tem expertise de quase três décadas em segmentos como  financeiro, TI, saúde e etc. 

Se a sua necessidade é um trabalho profissional, fale conosco e saiba como poderemos fazer a diferença na defesa das necessidades de negócios e de comunicação da sua empresa!

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