Historicamente, conseguir uma exposição da marca nas mídias tradicionais ocupa um papel central na construção da credibilidade e do awareness (percepção) de marcas e empresas. Neste contexto, a contratação de uma assessoria de imprensa capaz de estreitar os laços do negócio com jornalistas é chave para visibilidade e reputação.
Vivemos em uma época em que a comunicação direta com os stakeholders via mídias sociais é uma realidade. Nesse contexto, algumas pessoas questionam a necessidade do relacionamento com a imprensa.
Para solucionar uma disputa de argumentos como esta, nada melhor do que recorrermos a números concretos. E, diante deles, não há dúvidas: a mídia tradicional ainda é fundamental para a credibilidade de um negócio. Sem contar que a construção de um relacionamento sólido, de longo prazo, é um dos apoios estratégicos em caso de gestão de uma eventual crise de imagem da marca.
Pesquisa da Aberje revela: a imprensa nacional segue sendo vista como um canal de credibilidade
Prova disso, é a pesquisa ‘Fake News: Desafios das Organizações’ – conduzida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial junto a 52 organizações brasileiras. Entre outros dados, a pesquisa revelou que ter confiança na reputação do veículo que publica a notícia, bem como no jornalista que a redigiu, é indispensável para 86% e 52% das pessoas, respectivamente.
Isso nos leva a concluir que a contratação de uma assessoria de imprensa ainda é fundamental. Mas o que deve ser avaliado na hora de escolher esse parceiro para compor sua estratégia de Comunicação?
Antes de contratar, aprenda a responder com clareza a pergunta: o que é assessoria de imprensa?
Antes de contratar um prestador de serviços, é preciso ter convicção daquilo que pode se esperar dele. Com a assessoria de imprensa, é claro, não é diferente.
Em resumo, uma empresa desta área pode auxiliar nos seguintes aspectos:
– Aumentar a exposição espontânea na mídia tradicional
– Promover uma estratégia de posicionamento consistente com stakeholders em um trabalho de relações públicas.
– Treinar os porta-vozes para que eles saibam se comunicar com jornalistas transmitindo de maneira clara as mensagens da companhia e evitando questões polêmicas, por exemplo.
– Fazer o gerenciamento de eventuais crises e evitar que a reputação da empresa fique arranhada junto ao mercado, fornecedores, clientes e governo.
Como escolher a assessoria de imprensa ideal para o seu negócio?
Agora que você sabe o que é assessoria de imprensa e conhece as áreas nas quais ela pode ajudar sua empresa, chegou a hora de saber os pontos mais importantes na hora de fazer a contratação.
São muitos os fatores a serem levados em conta, como a empatia e a compreensão entre sua empresa e os representantes da assessoria, assim como a experiência de mercado.
No entanto, existem questões menos subjetivas que devem ser avaliadas com atenção. Para não deixar nenhuma delas escapar e correr o risco de se arrepender após a contratação, aplique o checklist abaixo:
Conheça o histórico da empresa
Nenhum pitch, por melhor que seja, é mais valioso do que o histórico de uma empresa. Sendo assim, pesquise sobre a reputação da assessoria de imprensa no mercado; seu portfólio de clientes; o quanto a relação com estes clientes é duradoura. Não deixe de se informar também sobre a relação deles com os colaboradores – turn over alto pode prejudicar o histórico e dia a dia da sua marca.
Conheça os profissionais desta empresa
Um dos atributos mais importantes de um bom assessor de imprensa é o seu networking com repórteres e veículos. Diante disso, conhecer a experiência dos profissionais que irão ajudar o seu negócio a ganhar visibilidade na mídia é um bom indicativo da possibilidade de sucesso deste trabalho!
Peça um plano de assessoria personalizado e verifique o encaixe deste plano com suas expectativas
Boas assessorias de imprensa executam uma estratégia com eficiência. Assessorias realmente diferenciadas ajudam o cliente na construção de sua estratégia! Por isso, valorize as empresas capazes de apresentar um plano de ação condizente com a sua necessidade – para além do que foi pedido no briefing -, pois terá certeza de que, mais do que execução, mais do que estratégia, estará recebendo um serviço consultivo de primeira linha blindando sua marca para além do que você mesmo pode estar enxergando.
Se a agência de comunicação for premiada, melhor ainda!
Como você viu, avaliar a contratação de uma assessoria de imprensa é minuciosa. Afinal, é ela quem vai tornar realidade o posicionamento da sua marca na mídia.
Por isso, busque sempre o melhor!
Empresas como a Tamer que, em 2021, foi eleita uma das três melhores Agências de Comunicação pelo Prêmio Comunique-se, possuem diferenciais que se convertem em resultados tangíveis para o seu negócio!