Comunicação e marketing B2B: como aprender lições com as grandes marcas?

Ignorar as tendências e as ideias que já se comprovaram para tentar ‘inventar a roda’ é um dos erros mais graves de um profissional de comunicação e marketing.

Por isso, na hora de desenhar um planejamento estratégico ou uma ação específica, tão importante quanto conhecer profundamente a empresa e o seu ecossistema de atuação, é estudar casos de sucesso.

Afinal, ainda que não tenham sido aplicados em contextos idênticos, toda comunicação assertiva tem algo a ensinar e a inspirar!

No marketing digital B2B este survey é especialmente importante. Isso porque os pilares das ações se somam aos  KPI’s, oferecendo diretrizes importantes sobre quais caminhos trilhar para atingir objetivos.

Pensando nisso, levantamos dois dos cases mais emblemáticos dos últimos anos e apontamos algumas das lições que eles nos ensinam.

Venha conosco e inspire-se!

Comunicação assertiva com uma pitada de fantasia: o case da Embraer

A Embraer, uma das empresas brasileiras mais competitivas no mercado global de aviação civil, vive em um nicho com disputa acirrada. Prova disso, é o fato de a companhia, com sede em São José dos Campos-SP, ser a líder mundial em aviões de 70 a 130 lugares para voos regionais.

  • Linguagem

Ciente do seu público-alvo, a empresa adota o inglês, um idioma universal do mundo dos negócios, na grande maioria de suas peças de comunicação: literalmente falando a língua dos seus stakeholders!

Além de garantir uma conversa funcional com seu público, a Embraer vai além e usa assertividade e um pouco de tom lúdico para acertar nas necessidades e desejos dos seus potenciais clientes.

  • Foco em resolver

Desde 2019, em vez de destacar as qualidades técnicas de suas aeronaves, a estratégia de marketing digital da empresa destaca aquilo que elas podem fazer para seus compradores – como na campanha ‘The Profit Hunter’ (o Caçador de Lucro).

Assim, no lugar de dizer ‘compre meus aviões, eles são muito bons’, a comunicação com os stakeholders passou a ser ‘quer mais lucro? Então compre nossas aeronaves!’.

Não bastasse esta forma inteligente de colocar clientes no centro do conteúdo, a comunicação da Embraer trouxe uma “cereja no bolo” ao incluir uma boa identidade visual, além promover uma sensação de robustez ao vincular a imagem dos aviões aos grandes predadores da natureza.

  • Resultado

Assim, aeronaves como a E195-E2 tornaram-se o ‘Profit Hunter – Tech Lion– devidamente customizado com a aparência do rei da selva nas peças de divulgação.

A assertividade proporcionada pela campanha foi devidamente reconhecida. Além de gerar KPI’s diferenciados, ela recebeu o reconhecimento de ‘Melhor do Ano na categoria B2B’ do The Drum Awards for Marketing 2021, além de uma série de prêmios no ‘Elevation Awards’, promovido pelo portal B2B Marketing, tais como:

– Melhor Lançamento de Campanha Melhor Iniciativa de Engajamento do Cliente;

– Melhor Uso de Técnicas ou Tecnologias Digitais;

– Melhor Uso da Criatividade e Melhor Uso de Content Marketing;

– e Campanha do Ano.

Salesforce: o uso dos clientes como embaixadores da marca

Plataforma cujo core business é o gerenciamento do relacionamento entre empresas e pessoas – com foco em aumentar as vendas e a fidelização dos clientes, a Salesforce foca seu trabalho no marketing digital em busca de ser uma autoridade em seu nicho.

  • Linguagem

Para tanto, os conteúdos buscam engajar stakeholders e incluem recursos como vídeos humanizados sobre seu impacto na geração de valor para os clientes que já utilizam a solução.

  • Foco em resolver

Em publicações collab, a Salesforce convida seus clientes a enfatizar como suas funcionalidades lhes ajudaram atingir seus propósitos e não apenas a vender mais.

  • Resultado

Tal abordagem reforça seu posicionamento como parceira e não apenas como solução e lhe rendeu números robustos em regiões como no Reino Unido – onde a Salesforce alcançou: crescimento de 80% no tráfego web; mais de 10 mil downloads de seus e-books customizados; aumento de 2.500% no tráfego nas redes sociais!

Atender a vontade dos clientes: é isso o que precisamos

Embora com algumas particularidades, os cases de marketing digital B2B de Embraer e Salesforce mostraram um ponto fundamental: o caminho não é dizer o quanto sua empresa é boa; mas como a qualidade do que sua marca faz pode resolver um problema!

Parece simples. Mas para atingir esses resultados é preciso mergulhar fundo nos desejos e dores dos stakeholders, bem como encontrar formas assertivas e criativas de atrair a sua atenção por meio de conteúdos atrativos e/ou relevantes! 

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