Quem trabalha com redes sociais sabe que as métricas são fundamentais para construir uma estratégia assertiva de comunicação. No entanto, escolher quais são os dados mais importantes para direcionar o trabalho das marcas ainda é um desafio muito comum.
Neste contexto, um dos primeiros passos para não errar na seleção dos dados é resistir ao máximo à tentação das chamadas ‘métricas de vaidade’. Calma, já vamos explicar!
Métricas de vaidade nas redes sociais são todos aqueles dados que não oferecem um suporte real para potencializar a visibilidade da marca.
Venha conosco e saiba o porquê devemos curti-los com moderação.
Likes são ótimos, mas será que eles pagam as contas?
Não nos levem a mal: engajar a audiência com conteúdos relevantes é fundamental! Para além dos likes, o segredo é identificar quais dados são os “ingredientes” para gerar brand awareness e apoiar a geração de leads.
Suponhamos, por exemplo, que sua empresa esteja oferecendo condições especiais para consultoria financeira e precisa das redes sociais para conseguir mais leads.
Nestes casos, é preciso estudar o tráfego médio mensal do seu site, entender as principais origens (orgânica, direta, mídias sociais) e estruturar sua estratégia considerando estes e outros elementos.
Um deles é a persona (s) alvo – perfis de quem potencialmente comprarão ou irão utilizar a sua solução. Quais as principais dores? As necessidades indispensáveis do negócio ou daquele departamento em específico? Quais as dúvidas mais comuns em cada etapa do processo de compra (consideração à conversão)? De que maneira sua solução resolve estas questões?
Uma vez definidos estes pontos, é preciso traçar uma estratégia que leve estas personas para o site ou landing page a fim de estreitar o funil de vendas junto aos interessados na sua solução.
Veja que, diante destas oportunidades de informação, os likes e comentários gerados pelos conteúdos acabam sendo meras métricas de vaidade.
O valor dos dados CERTOS para a performance das redes sociais
Como dissemos no início do texto, o critério para definir quais dados são verdadeiramente relevantes e quais consistem em ‘métricas de vaidade’ é um só: o impacto deles nas decisões estratégicas e resultados.
Como no exemplo acima, a observação da relação da taxa de cliques em links remetendo ao site, landing page ou formulários e o número de inscrições dos interessados (conversões), além das vendas a partir deste fluxo, oferece insights preciosos para a equipe. Observe nas possibilidades abaixo:
Em resumo, identificar e monitorar os dados relevantes de cada campanha dá à equipe de Comunicação e/ou Marketing Digital a possibilidade de se fazer testes e tornar os resultados ainda mais assertivos dentro de uma mesma ação.
Como resultado, o trabalho não apenas irá performar melhor, como também irá economizar recursos e servir como ‘inteligência acumulada’ para novas campanhas desta mesma natureza.