Estratégia de comunicação: abordagem integrada fortalece mensagem e maximiza resultados

Atuar com comunicação em 2022 exige a capacidade de construir uma teia que conecta diversas ferramentas e áreas em prol de um objetivo. Essa necessidade fica muito clara quando analisamos o processo de construção de autoridade de uma marca.

Não adianta uma empresa ter, por exemplo, uma exposição constante na mídia tradicional por meio do trabalho da assessoria de imprensa se o seu site institucional e suas redes sociais não refletem o mesmo profissionalismo com que ela tem sido retratada pela mídia.

Uma atuação complementa a outra – e é preciso muito cuidado para que os diversos canais de comunicação passem uma mensagem uníssona do posicionamento da marca.

Uma solução para evitar a impressão de ‘marca Frankestein’, quando cada canal tem uma identidade, uma forma de atuar e sem foco definido, é contar com o apoio de uma consultoria de comunicação full service.

Estratégia e comunicação assertiva: o grande diferencial de parceiros com atuação integrada

O sucesso de uma marca está intimamente ligado à imagem que é construída junto ao seu público-alvo. 

Isso fico muito claro quando observamos sites como o ‘Reclame Aqui’, cujo levantamento aponta para o fato de 94% dos consumidores afirmarem que não fazem negócios com empresas que tenham má reputação no mercado.

Sendo assim, uma comunicação assertiva deve ser tratada como prioridade por negócios dos mais diferentes segmentos.

Cada um desses caminhos é relevante e ganha pesos diferentes a depender do objetivo principal e maturidade do negócio no momento.

Para que um planejamento estratégico seja bem sucedido, no entanto, é fundamental que todas estas ferramentas sejam tratadas de maneira integrada naquilo que chamamos de ‘abordagem 360º’.

Afinal, embora todas estas áreas sejam importantes por si só, a conexão entre elas dentro da estratégia de comunicação as potencializa e oferece benefícios como:

Consultoria full service facilita alinhamento de cultura e diminui custos

Vivemos na era da economia colaborativa. E, no mundo dos negócios, este termo está cada vez mais está ligado à formação de parcerias entre empresas que se complementam.

Exemplo disso é a estrutura das startups. Estas raramente possuem equipes numerosas em áreas que fogem de seus core business, preferindo delegar estas funções a consultorias.

Tais parcerias são fundamentais para permitir que o negócio tenha uma estrutura leve, inclusive sob o ponto de vista financeiro. Por outro lado, é preciso um cuidado especial para que estes fornecedores trabalhem alinhados com a cultura da marca.

Neste sentido, quando falamos de comunicação, contar com uma consultoria full service acaba sendo a opção mais assertiva do que terceirizar o trabalho para diversos fornecedores “nichados”.

Afinal, além de ser capaz de traçar e executar uma estratégia 360º, estas empresas facilitam o alinhamento de visões junto a seus parceiros.

Responda você, o que é mais fácil: estar alinhado com uma única consultoria que atua como um departamento de comunicação completo ou fazer este alinhamento junto a diversas empresas, sendo cada uma delas responsável por diferentes áreas – da assessoria de imprensa à área de digital?

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