Marketing digital: você (realmente) sabe o que significa?

Uma presença digital forte tem se tornado cada vez mais importante para companhias dos mais variados portes. De acordo com a pesquisa CMO Survey, realizada com mais de 300 empresas e 10 mil profissionais da área em todo o globo, os investimentos em marketing digital representaram 58% do orçamento investido pelas empresas em 2021 – aumento de 15,8% em relação a 2020.

Mas afinal, o que é marketing digital?

É como convencionou-se chamar as ações que visam a promoção de produtos/serviços ou marcas a partir da internet. Para ser efetivo, porém, é fundamental conhecer cada uma das áreas e seus respectivos papéis na estratégia digital.

 Marketing digital: como funciona?

Existem dois segredos para o sucesso de uma presença digital mais estruturada: ter seus objetivos bem definidos e, com eles, montar uma estratégia para diferenciar os papéis das áreas que compõem o marketing digital.

E é justamente em um deles onde costumam estar os problemas: ou os objetivos não estão claros e a execução, consequentemente, perde foco. Ou a estratégia não foi bem desenhada e executada, levando a um desperdício de investimento e tempo.

Por isso, é essencial entender o que compõe este universo e cercar-se de especialistas para a execução. Veja abaixo algumas das possibilidades de atuação.

Marketing de conteúdo: gerando valor para atrair clientes

A capacidade de entregar informações relevantes em formatos adequados (de fácil entendimento) é uma das características mais importantes de um negócio na atualidade.

Neste contexto, o marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta para aumentar o engajamento da empresa junto aos seus clientes e prospects.

Uma boa estratégia nessa área deve focar em sanar dúvidas recorrentes do público-alvo. E, quando possível, resolver alguns dos problemas de sua rotina com ferramentas tais como planilhas, checklists, planners etc.

Assim, costuma-se acionar o gatilho da reciprocidade: há uma tendência de que essa pessoa procure a marca que lhe ajudou quando estiver madura para adquirir seus produtos ou serviços.

Mídias sociais: presença no dia a dia do cliente

Em um mundo cada vez mais relacional, as mídias sociais têm o papel de apoiar a interface direta com os consumidores – tal qual uma ‘teia’ integrada aos demais pontos de contato ao direcionar a audiência para o site, o e-commerce ou mesmo para a ouvidoria, quando algo não vai bem.

Neste ambiente, entender as mudanças frequentes das plataformas, adaptar-se ao comportamento do público e “surfar” inovações em alta tornam as marcas mais vívidas, interessantes.

SEO: posicionamento orgânico nos buscadores

Sigla que abrevia o termo em inglês ‘Search Engine Optimization’, o SEO tem como principal objetivo a melhora do posicionamento de sites e blogs nos rankings de pesquisas orgânicas de buscadores online – com destaque, é claro, para o Google.

É a habilidade de selecionar termos relevantes para essas plataformas a partir do que é mais pesquisado; tem foco em amarrar as estruturas do site às regras dos algoritmos para que seja mais fácil encontrá-lo; e em promover uma hierarquia de links remetendo a conteúdos complementares dentro do próprio site, mas também, sempre que possível, com origem de outros ambientes digitais.

Mídia paga: resultados assertivos 

Além de melhorar os resultados orgânicos, o marketing digital oferece oportunidades de ampliar o alcance da marca na web a partir de ações pagas em buscadores como o Google, em sites que ofereçam conteúdo de valor para o público-alvo ou mesmo nas plataformas sociais.

Há dois focos principais, nestes casos: awareness, quando a estratégia tem como objetivo familiarizar o público-alvo para com a sua marca; e geração de leads/vendas: quando as atividades têm como premissa a conversão de clientes. Quando bem estruturadas, as ações permitem obter resultados com maior velocidade e assertividade.

Essas são algumas das diversas oportunidades para uma melhor presença web.

Por que sua marca precisa de marketing digital?

Com a diminuição das fronteiras entre os ambientes físico e digital, está muito claro que uma estratégia online pode ter grande impacto nos resultados de negócios.

Entender isso rapidamente e escolher parceiros especializados é crucial para um mercado cada vez mais competitivo. Afinal, se você não estiver estruturado, a concorrência poderá fazê-lo. De que lado você quer estar?

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