Mudou: regulamentação para creators de finanças e médicos tem novidades!

Nos últimos dias, vimos a movimentação da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), órgão que regula o segmento no Brasil, e do Conselho Federal de Medicina (CFM) publicarem alterações nas regras que envolvem influenciadores de finanças e médicos, respectivamente.

No caso dos influenciadores de finanças, a principal alteração fica por conta da maior clareza sobre os conteúdos patrocinados. Enquanto, para os médicos, as alterações são referentes à questão de publicidade em diferentes frentes de comunicação. Assim, vale compreender as variações que aconteceram nestas duas áreas. 

Mudança para influenciadores de finanças

Os creators de finanças abriram um novo canal de relacionamento dentro do mercado, especialmente pelo impacto em atrair novos investidores. Simultaneamente, as marcas também têm visto nesta frente uma forma de divulgar seus produtos e serviços.

Conforme dados da Comissão de Valores Mobiliários, em 2022, 75% das pessoas iniciaram investimentos com base no que aprenderam com influenciadores de finanças. A título de comparação, as plataformas online representaram 45% na atração de novos investidores. 

Ou seja, os creators de finanças têm sido peça fundamental na popularização do mercado financeiro nacional. Justamente neste contexto que a Anbima trabalha para melhorar a transparência entre “finfluencers”, marcas, e seu público.

Dessa forma, a partir do próximo dia 13 de novembro, os influenciadores que fizerem conteúdos patrocinados, as famosas ‘publis’, deverão deixar claro isso em sua postagem, vídeo, áudio, ou qualquer outro tipo de conteúdo. 

Além disso, outra mudança notável na regulamentação para influenciadores é relacionada ao papel da empresa que contrata seus serviços. Afinal, conforme a alteração da Anbima, a partir de agora a ‘patrocinadora’ também tem responsabilidade pelo material divulgado.

Neste cenário, a nova regulamentação também busca profissionalizar a relação entre as partes. Isto é, as empresas deverão fazer um contrato com todos os dados do negócio, o que inclui o valor que será pago ao influenciador e o período de vigência da ação. 

Luiz Henrique Carvalho, gerente de Representação de Distribuição de Produtos de Investimento da Anbima, em entrevista ao Valor Econômico, informou que esta medida não busca autorregular o mercado de influenciadores digitais da área de finanças, e sim ajudar os investidores a terem acesso a informações mais transparentes.

Ainda em sua entrevista para o Valor, Carvalho reforçou que os creators fizeram parte da construção desta nova regulamentação para a área. Segundo o gerente da Anbima: 

“Nós (Anbima) já acompanhamos as atividades dos influenciadores desde 2020 e entendemos a importância deles na democratização de informações sobre investimentos e educação financeira. Por isso, os convidamos para participar da construção dessas regras”, diz o executivo. 

Gigantes das finanças

Em meio a este aumento sobre mercado por meio de influenciadores, existem alguns nomes que ganharam mais popularidade, como: 

  • Nathalia Arcuri – 3,4 milhões de seguidores no Instagram;
  • Café com Ferri – 1,5 milhão de seguidores no Instagram;
  • Nathália Rodrigues (Nath Finanças) – 589 mil seguidores no Instagram.

Mudança para influenciadores de saúde (médicos)

Ainda que não esteja ligada com as alterações nas regras para profissionais da área de finanças, a regulamentação para médicos que são influenciadores de saúde, ou seja, que usam as mídias sociais como forma de relacionamento com o público, também mudou. 

Conforme o Conselho Federal de Medicina (CFM), foram três anos de debate com mais de 2,6 mil sugestões sobre o tema, que já havia sido tratado na resolução de 15 de fevereiro de 2012, à época, restringindo a divulgação de dados de contato, o tom excessivamente comercial de publicações, entre outros pontos.

Além da volta da divulgação dos dados de contato, a nova regulamentação para influenciadores de saúde (médicos) também vai permitir a divulgação/propaganda de equipamentos utilizados pelo profissional, desde que regulamentados. 

O médico também vai poder mostrar, sempre em caráter educativo, fotos de pacientes (com consentimento) e de bancos de imagens, assim como o valor de consultas, por exemplo.

Portanto, a mudança para influenciadores financeiros e de saúde tende a causar um impacto direto no mercado dessas duas frentes. E é fundamental ter estas regras em mente antes de planejar ações de Marketing de Influência, minimizando riscos para as ações da sua marca – tão importante quanto isso, aproveitando as oportunidades de comunicação.

Quer ter uma comunicação diferenciada com seu público e fazer a relação chegar a um novo nível? Então, a Tamer Comunicação tem o que você precisa. Fale conosco!

Fontes:

https://www.anbima.com.br/data/files/29/47/49/82/CDE8A810B1E0B8A8B82BA2A8/1.%20RP%20Influenciador%20digital_13.09.23.pdf

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