Tradicionalmente existe um longo caminho entre uma curtida que simboliza o interesse em determinado evento e a real conversão deste usuário em um expectador que irá acompanha-lo. Uma nova ferramenta do Linkedin, no entanto, promete encurtar este trajeto de conversão.
Do impulsionamento de posts em diferentes redes sociais à uma estratégia robusta de entrega de e-mail marketing. Profissionais da área têm queimado a cabeça para reduzir a evasão de audiência de eventos virtuais.
Muitas vezes, porém, fatores como confusões de usabilidade e a própria distração do público-alvo na correria do dia a dia são inevitáveis quando múltiplos cliques são necessários para chegar até o link-destino.
Não por acaso, aliás, os dois itens foram citados pela Rock Content entre os 8 principais motivos para o ‘abandono de carrinho’ nos sites de e-commerce. Este dado que sugere uma situação correlata no âmbito dos eventos corporativos.
Mas, então, o que essa nova ferramenta do Linkedin traz de diferente para otimizar a conversão de interesse e audiência?
Nova ferramenta do Linkedin libera transmissão ao vivo em eventos corporativos direto na plataforma
Há até pouco tempo, a ferramenta de eventos do Linkedin cumpria apenas a finalidade de divulgação. Ou seja, sua missão era fazer com que a rede de contatos soubesse que haveria aquela ocasião ocorreria. Convida-la, enfim, para participar em um local físico ou outro canal digital como o Zoom e/ou YouTube.
Agora, porém, a maior rede social corporativa do mundo permite que as empresas transmitam seus eventos por meio do ‘Linkedin Live’.
Tal funcionalidade faz toda a diferença na conversão. Afinal, não é preciso migrar de ambiente para assistir a um evento. A rede de contatos pode permanecer por ali, onde foi informada. Ainda melhor, ela pode ser relembrada por meio de notificação de que ele está para começar.
Os benefícios não para na diminuição do caminho de cliques até chegar à transmissão. A nova ferramenta do Linkedin também diminui a necessidade da realização de um trabalho de ‘reconstrução de audiência’ a cada novo evento.
Isso porque todas as conexões da empresa são informadas da realização – de modo que um trabalho adicional e específico passa a ser necessário apenas quando esta deseja atingir um nicho específico dentro de sua base.
Mais do que teoria: funcionalidade já produz resultados expressivos
Desde que foi lançada nos Estados Unidos, no segundo trimestre de 2020, a nova ferramenta do Linkedin tem entregado o que prometeu. Isto é: aumentado significativamente a audiência dos eventos corporativos digitais.
De acordo com a rede social, transmissões ao vivo realizadas com a nova funcionalidade produzem um acréscimo médio de 6 vezes no número de reações e de 23 vez na quantidade de comentários quando comparadas a cenários nos quais os interessados têm de sair do Linkedin para assistir ao evento.
Junto à essa capacidade de aumentar os views ao vivo, a ferramenta ainda facilita o aproveitamento deste conteúdo no ‘pós-evento’.
Isso ocorre porque as transmissões podem ser salvas automaticamente na aba de vídeos da página da empresa. De modo a estarem disponíveis de maneira perene para reproduções futuras.