O Observatório da Comunicação de Crise (OBCC) comemorou seu primeiro ano de existência! A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Rio Grande do Sul, responsável pela iniciativa, celebrou a data com o lançamento do e-book “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional”.
Na obra, o OBCC reúne artigos de profissionais de mercado e acadêmicos do campo da Comunicação Social para falar sobre como uma gestão de crise é estratégica para as marcas e, por outro lado, o impacto sobre a reputação na falta disso. O material, de alto nível, também oferece ensaios sobre o futuro desta frente.
Vale o destaque para a diversidade de tons dados a um universo rico. Por exemplo, Carolina Frazon Terra, da Universidade de São Paulo, e Otavio Novo, do Novo8, trazem dois artigos sobre a possibilidade do uso da Inteligência Artificial e se a IA já se encaixa como solução para este cenário.
OBCC – 1 ano
O ano de 2023 ficou marcado pela criação do OBCC pela Universidade Federal de Santa Maria. Iniciativa inédita no Brasil, o projeto tem como coordenador o professor Jones Machado, do departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, cidade que, em 2013. sofreu com a tragédia da boate Kiss.
O objetivo da universidade foi reunir e armazenar a produção de conteúdos relacionados à gestão de crise sob a ótica da comunicação.
Assim, um ano depois, o observatório tornou-se responsável por artigos de opinião, ensaios, filmes, séries, capítulos de livros e diversos outros formatos de conteúdos relacionados à temática.
Dessa forma, o projeto do OBCC é o primeiro a sistematizar o que é produzido nos seguintes campos:
- Risco;
- Crise;
- Comunicação de crise;
- Comunicação de risco;
- Gestão de crise.
Se engana quem acha que este rico acervo tem validade ‘apenas’ para profissionais de comunicação. Em seu lançamento, em 2023, Machado fez questão de destacar:
“Ao contribuir para a popularização da ciência, buscamos nos aproximar da sociedade, no oferecimento de repertório gratuito em uma única plataforma. Assim, oferecemos subsídios para práticas profissionais, pesquisas científicas, trabalhos em sala de aula, materiais para professores de graduação e pós-graduação, dando visibilidade à área”.
Ou seja, o conteúdo que está no site também é útil para que pessoas de ‘fora da comunicação’ consigam compreender como uma gestão de crise é realizada por estes profissionais.
Importância da comunicação em uma crise
Em um cenário de crise, a Comunicação é a essência que pode fazer toda a diferença em mitigar o problema. Ao menos é isso que defende o acadêmico e autor de obras com foco no tema, como “Aplied Crisis Communication and Crisis Management: Cases and Exercises” (2013), Timothy Coombs.
Dessa forma, a iniciativa da UFSM, por meio do OBCC, serve para fomentar essa ideia.
E o pretexto para isso é simples: um momento turbulento gera a necessidade de informação. Assim, tem papel estratégico na investigação dos fatos, definição das mensagens-chave, canais de divulgação, preparação de porta-vozes, ou seja, do processo estratégico até a execução.
OBCC – “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional”
Assim, o objetivo do e-book “Risco e Crise no Contexto da Comunicação Organizacional: artigos e entrevistas de especialistas” é propagar o papel da comunicação em um contexto de controle de riscos.
Ao todo, a obra traz 10 entrevistas e 20 artigos de opinião de especialistas, dentre eles professores universitários, pesquisadores, consultores em gestão de crise e gestores de empresas de comunicação.
Além de tratar de novas tecnologias, da cobertura midiática, da importância do media training, reputação e diversidade, também ganham espaço no e-book.
Por fim, para acessar o conteúdo completo é só entrar neste link