Bombar nas mídias sociais, ter um site bem ranqueado nas plataformas de pesquisa e estar sempre próximo dos clientes e parceiros por meio da web, é o sonho de boa parte das empresas na atualidade. Para torná-lo realidade de modo consistente, no entanto, é preciso um bom Planejamento Estratégico de Marketing Digital – e alinhado com as características do seu negócio.
Calma, não torça o nariz!
Uma pesquisa do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação com mais de 7 mil empresas no Brasil apontou que, no ano de 2020, 78% do grupo pesquisado possuía presença nas mídias sociais.
A mesma pesquisa, no entanto, indicou que só 4% destes negócios faziam uso do big data no dia a dia de suas operações online.
Se pensarmos que o uso de big data é um dos indicadores de estratégia em uma ação de comunicação/marketing, a pesquisa indica que a maioria das companhias até já identificaram a importância da presença digital, mas só algumas têm operado de maneira estratégica.
As razões são das mais variadas, mas incluem, principalmente, um perfil mais executor no quesito ambiente digital, muitas vezes porque o responsável ainda não desenvolveu habilidades para um pensamento estratégico, ou faz parte de uma equipe sobrecarregada e enxuta.
Nossa ideia é resumir aqui um pouco do que você precisa saber sobre Planejamento Estratégico de Marketing Digital e como ele pode impulsionar os resultados da sua empresa – preferencialmente, sem precisar um esforço inviável! Afinal, quem não sabe o que quer, não chega a lugar nenhum.
O que é Planejamento Estratégico de Marketing Digital?
No fim das contas, todas as empresas querem duas coisas: vender mais e com melhor lucratividade. O Planejamento Estratégico de Marketing Digital deve ser o reflexo dos objetivos de negócios (como citamos) e de comunicação, que costuma querer o aprimoramento da reputação da marca.
O primeiro passo, assim, é deixar isso bem delimitado com a liderança o desafio que precisa ser endereçado, além de negociar o prazo de planejamento e execução. Convenhamos, nem sempre o direcionamento dos negócios está claro e você já pode começar a ter um papel relevante ao organizá-lo com a diretoria.
As próximas perguntas a serem respondidas são:
– O que é preciso para atingirmos esses objetivos (detalhamento de necessidades – aumento da percepção de valor agregado e de conhecimento técnico, por exemplo)?
– Quem é o público-alvo capaz de mover a empresa na direção correta (definição da persona ideal)?
– Como nos comunicaremos com esse público para que isso aconteça (mensagens, ferramentas, pontos de contato)?
– Como iremos mensurar que o trabalho foi efetivo? Uma maneira é avaliar o momento atual e estimar os resultados de interesse, além de se estruturar uma rotina de análise de números para verificar a efetividade das ações – estabelecendo as chamadas métricas.
Em outras palavras, um site responsivo e páginas nas mídias sociais são apenas os pontos de contato mais comuns de presença digital, mas sozinhos não fazem milagre. Com o planejamento, você pode descobrir, por exemplo, que seu concorrente está investindo fortemente em mídia paga online e esse é o motivo da queda de vendas da sua marca. O que fazer? O planejamento poderá responder.
Por este motivo, o Planejamento Estratégico de Marketing Digital é indispensável para mostrar os melhores caminhos a serem seguidos, com o direcionamento correto.
Como construir um plano de marketing digital?
Agora que você já sabe a importância do Planejamento Estratégico de Marketing Digital para os resultados da sua empresa na web, chegou a hora de conhecer as etapas de construção deste plano.
É claro que tão ou mais importante que seguir estas etapas de maneira sistemática, é poder contar com profissionais capacitados para construir e executar a estratégia.
Profissionais com capacidade analítica, organizados e disciplinados o bastante para uma pesquisa qualificada de informações, bem como insights com o suporte dos números são o perfil ideal para estas posições!
Dito isto, chegou a hora. Conheça abaixo as fases indispensáveis de um bom Planejamento Estratégico de Marketing Digital:
Diagnóstico: aqui, o profissional deverá analisar os aspectos internos e externos que cercam seu negócio. Ou seja, é preciso ter uma visão muito clara da posição da empresa em seu nicho de atuação. Mas também conhecer a fundo cases de benchmark dos concorrentes e, claro, tudo o que cerca o comportamento do público-alvo. Nesta etapa, pode ser interessante estruturar a famosa análise ‘SWOT’, que reúne os pontos fortes e fracos do negócio e mede as ameaças e oportunidades apresentadas pelo mercado.
Definição de objetivos de Marketing Digital: o Planejamento Estratégico de Marketing Digital deve estabelecer desafios palpáveis a fim “aterrissar” os objetivos de negócios em objetivos de Marketing Digital. É nesse momento que você também precisa definir quais serão as mensagens a serem trabalhadas de modo a deixar um residual de comunicação junto ao público-alvo (persona).
Plano de ação: Com os objetivos bem estipulados, agora é a hora de definir o conjunto de ações que irão levar a empresa aos resultados desejados. Estas ações devem ser separadas quanto às suas relações com os objetivos e mensagens.
Referências e ferramentas: como em todas as áreas de trabalho, observar os cases de sucesso do mercado e aplicar os pontos mais relevantes e com fit com seu negócio é fundamental. Já deixe mapeadas as ferramentas mais indicadas para executar as ações e realizar o monitoramento dos seus resultados, bem como os custos envolvidos em todo o projeto.
Estabeleça parcerias com especialistas
Para empresas não especializadas em Comunicação e Marketing, nem sempre deixar com um funcionário sem expertise a tarefa do planejamento e da execução de uma estratégia de Marketing Digital é o melhor caminho.
A Tamer, por exemplo, atua com profissionais capacitados a realizar uma imersão no negócio e, em conjunto com a visão de mercado do cliente, construir um Planejamento Estratégico de Marketing Digital 100% personalizado e efetivo.