Tomar decisões importantes e garantir a fluidez e rentabilidade dos negócios são atribuições tradicionais de quem está no c-level de uma corporação. Nos últimos anos, porém, estas funções têm ganhado uma nova função: a de representar a companhia no Linkedin.
O impacto desta prática tem sido medido por pesquisas como a do HootSuite, sistema especializado em gestão de marcas nas redes sociais, que apontou o seguinte:
Juntos, estes dados indicam um cenário no qual a atividade em plataformas como o Linkedin deixa de ser um plus e torna-se uma iniciativa central da atuação de executivos em cargos de alta gestão.
É preciso, porém, ter muita atenção, e uma pitada de planejamento, antes de sair “dando as caras” por aí. Afinal, parafraseando o grande Stan Lee, com grandes poderes de influência, “vêm grandes responsabilidades”.
Perfil no Linkedin atualizado é básico. É preciso humanizar!
O primeiro passo para membros do c-level que queiram embarcar na ‘missão Linkedin’, é garantir que seus perfis estão devidamente atualizados e em conformidade com as boas práticas da plataforma.
Neste sentido, é fundamental dar atenção para os seguintes pontos:
Verdade, transparência e conteúdo diferenciado
Embora indispensável, o “perfil redondo” não é garantia de que você terá um bom desempenho no Linkedin.
Para que isso aconteça, é preciso se dedicar a mostrar a verdade da sua personalidade como gestor e refletir de maneira subjetiva e empática a identidade e os valores do negócio.
O tom desta abordagem e os conteúdos compartilhados irão variar de acordo com a personalidade de cada profissional. Afinal, é preciso ser transparente e honesto para evitar uma percepção de descolamento da imagem real.
Apesar da personalização ser a chave para a conexão com o público, algumas estratégias de conteúdo já estão sendo consagradas por executivos que são destaque na rede. São elas:
Contar com ajuda profissional pode ser a porta de entrada para relevância no Linkedin
Os números mostram o quanto os membros do c-level têm a se beneficiar de uma atividade mais constante no Linkedin. Todo este potencial contrasta, porém, com alguns gargalos que ainda precisam ser solucionados por estes profissionais.
De acordo com a mesma pesquisa do HootSuit, questões como falta de tempo, medo e incerteza quanto à exposição, falta de ideias para produzir conteúdo e dificuldade para mensurar os resultados são algumas das principais barreiras de entrada dos executivos neste universo.
Diante disso, muitos deles têm buscado ajuda profissional para este processo e os benefícios desta opção são evidentes.
Os executivos c-level parceiros da Tamer, por exemplo, contam com uma equipe multidisciplinar voltada a planejar estrategicamente desde a construção dos seus perfis, passando pelo entendimento da personalidade e diferenciais de comunicação, entendimento do público-alvo, desafios da organização em que trabalho, desembocando em um plano de ação tático com os temas e o calendário de postagem.
Além disso, eles contam ainda com profissionais especializados para ajudar na redação ou revisão dos conteúdos, estruturando o raciocínio e adaptando ao seus tons de vozes, o que lhes permite manter a conexão com seus públicos ao mesmo tempo em que economizam horas evitando ações mais táticas.