Sem dúvidas os meios digitais, na atualidade, são imprescindíveis para quem deseja falar com o próprio público. Assim, neste contexto, é natural que o marketing digital ganhe força e se torne uma área de interesse no mercado empresarial.
Todavia, nem sempre o que é apresentado para o cliente é realmente o marketing digital. Assim, é importante conhecer sobre o que é este tipo de comunicação nas redes e especialmente saber identificar as situações com ‘cara’ de furada.
O que é marketing digital
De modo resumido, marketing digital é uma estratégia de comunicação utilizada com foco nas mídias digitais, sendo que o objetivo é alcançar cada vez mais pessoas neste meio. Dessa forma, é comum que esta prática seja utilizada por:
- Empresas;
- Influenciadores;
- Produtores de conteúdo.
Afinal, através do aumento do alcance, as chances para se obter resultados positivos, fidelizar o cliente e aumentar as vendas crescem. Todavia, em meio a este mar de possibilidades, existe como a parte que busca este serviço se dar muito mal. Então, vale ter atenção ao que ‘é furada’ neste meio.
Marketing digital: O que é furada!
Vamos lá! O marketing digital pode ser, sim, o diferencial em sua estratégia de gerar leads. Contudo, vale o cuidado com quatro pontos que vamos apresentar a seguir. São eles:
- Dinheiro fácil e rápido;
- Zero estudo;
- Pouco trabalho;
- Marketing digital = sucesso fácil.
Dinheiro fácil e rápido
O primeiro ponto a se ter cuidado quanto o assunto marketing digital é na possibilidade de ganhar dinheiro fácil e rápido. Com certeza você já viu algum post patrocinado apontando que é possível receber altos valores em poucas horas utilizando tal mecanismo. Em suma, isso não é verdade!
Ainda que possa te deixar decepcionado, estamos falando de uma prática que não é este tipo de estratégia. No geral, existem muitos passos para que este método consiga dar o retorno esperado. Assim, a ideia de ganhar no curto prazo é furada!
Por exemplo, para implementar esses métodos, os seguintes pontos são comuns:
- Planejamento;
- Teste;
- Análise de dados;
- Otimização.
De forma direta: até que uma estratégia de comunicação ganhe corpo, é necessário colocar todas as ferramentas na mesa e analisar quais dão resultado, as que tem potencial e as que podem ser descartadas. Além disso, neste processo, também é comum ir entendendo melhor o próprio público ao longo do tempo.
Zero estudo
A pergunta “marketing digital é furada?” também existe pela ideia da não necessidade de estudar para atuar no meio. Outra furada! Por vezes, as pessoas acreditam que para trabalhar no meio, basta postar os conteúdos nas redes.
Contudo, isso está bem longe da realidade, afinal esta é uma área em constante evolução. Assim, é comum que ferramentas, técnicas, tendências surjam a cada momento. Neste cenário, o profissional deve se manter atualizado constantemente.
Dessa forma, o profissional que te vende essa realidade, provavelmente não vai te entregar nenhum resultado.
Pouco trabalho
Com uma lógica semelhante ao do ponto anterior, a premissa de que o profissional que atua com redes sociais trabalha pouco também é corriqueira. Por exemplo, se te vendem apenas a ideia de postar e manter as redes ativos, isso tem cara de furada.
Em suam, a postagem é o último passo numa estratégia de marketing digital. Até lá existe todo um trabalho de planejamento, posicionamento e criação. Ou seja, os profissionais trabalham muito para chegar neste estágio, seja na análise de dados ou na pesquisa de pautas. Afinal, o volume de posts não necessariamente vai fidelizar e gerar novos leads.
Marketing digital = sucesso fácil
Por fim, mas não menos relevante, é a ideia de que só de implementar uma estratégia de marketing digital se terá sucesso fácil. Esta métrica costuma trazer bons resultados e abrir um novo mundo de possibilidades. Contudo, o sucesso aparece devido à constância, trabalho e estudo, isto é, o longo prazo é comum dentro deste tipo de prática.
Portanto, se te vendem o marketing digital como garantia de sucesso fácil, tome cuidado, pois, pode ser furada!