Equipe Tamer recebeu o jornalista Edson Rossi, redator-chefe da IstoÉ Dinheiro e professor da PUC Campinas, para dois dias de um curso voltado a quem já é especialista em Comunicação. O conteúdo abordou temas como storytelling e UX writing, além de um exercício de design thinking
Essa é uma pergunta relativamente comum para quem atua no nosso mercado, independentemente do lado do balcão – seja na imprensa ou nas agências de Relações Públicas e/ou Comunicação Corporativa. Não à toa. Trata-se de nossa entrega mais básica.
É claro que a estratégia define o caminho que trilharemos, as prioridades, mensagens e alinhamento com os negócios, mas é na hora de amarrar e reproduzi-la que “a coisa pega” em muitos casos. Por isso, reciclar (e respirar) é fundamental. Foi o que aconteceu com a equipe Tamer que recebeu o jornalista Edson Rossi, redator-chefe da revista IstoÉ Dinheiro, uma das mais respeitadas mídias de negócios do Brasil, para dois dias de treinamento.
A agenda incluiu atualizações sobre UX writing e voz da marca, micronarrativas, storytelling e inovações na forma de expor conteúdos a partir das particularidades do ambiente digital (dados, algoritmos), bullet cases, assim como a revisão dos erros ortográficos e gramaticais mais comuns – afinal, sempre é bom lembrar.
Depois, os participantes foram divididos em dois grupos e desafiados em um exercício de design thinking. “A Comunicação tem esse componente prático, ágil. O desafio em treinamentos para quem já é profissional da área é justamente trazer um certo ‘frio na barriga’, um tempero que os leve a absorver novas oportunidades e tornar ainda mais excelente o trabalho”, afirma Sérgio Tamer, sócio-fundador da agência.
Feedback
Cristiane Pinheiro, atendimento Sênior, resume bem o encontro: “para mim, tivemos muitos pontos interessantes, mas destaco dois: a experiência do palestrante e a visão macro que ele tem em relação à Comunicação. Este último, fez toda a diferença porque me instigou a pensar ‘fora da caixinha’, pensar em desenvolver outras atividades para os clientes, sem focar apenas na divulgação para a imprensa.”
Para Victória Ribeiro, assessora de imprensa, “o exercício de Design Thinking também reforçou o aprendizado sobre como oferecer o melhor serviço/produto para um cliente. Destaco aqui o trabalho em grupo feito pela minha equipe, que se mostrou disposta em contribuir em todo o momento da dinâmica”, afirma. “O fato de a agência já possuir um estúdio próprio torna a solução que indicamos (criação de um podcast) mais vantajosa para os clientes, que podem aproveitar a equipe de atendimento para a roteirização e captação de parceria com influenciadores, por exemplo”.
Já Elisa Polonio, atendimento Sênior, observa: “interessante a abordagem de pequenos pontos que nem sempre valorizamos, mas fazem toda a diferença no trabalho, como os chamados dicendi (“disse” e “falou”, “um outro”), além da estrutura de três atos para narrativas, são técnicas que facilitam demais a produção de pautas e artigos”.
ChatGPTamer?
Participante de um grupo diferente do que estava Victória e Cristiane, Elisa relata a importância do que chamaram de: “GPTAmer” em alusão à tecnologia de inteligência generativa. Elisa detalha: “pode se tornar o nome para a área de inteligência de negócios da agência. Isso vai muito ao encontro da proposta da Tamer, de fornecer PR como estratégia de negócio, não apenas de comunicação.”
Já Luciano Fontes, atendimento Sênior e um dos parceiros de Elisa nesta ideia, reforça: “o objetivo é gerar informações qualificadas e criar produtos a partir de pesquisas, estudos, análise de dados, consultorias, entre outras fontes de informação públicas e privadas. A ideia pode ser o embrião para o uso estratégico de ferramentas com potencial de qualificar ainda mais os serviços já oferecidos aos clientes. Pode oferecer também insumos para as áreas de comunicação, marketing e negócios dos clientes atendidos pela Tamer”.
A respeito do treinamento, o especialista em Comunicação Corporativa acredita que: “dedicar um tempo para refletir sobre a nossa prática e ter a oportunidade de aprender com um profissional de referência no mercado, como o Edson Rossi, é sempre muito valioso. O treinamento trouxe muitas dicas práticas que podem ser incorporadas ao meu dia a dia, especialmente na preparação de textos mais eficientes nos diferentes formatos e estilos jornalísticos”, finaliza.