Com a expansão das mídias digitais, a comunicação empresarial passou por uma verdadeira revolução, fazendo com que o trabalho do assessor de imprensa vá além da produção de releases. Neste contexto é que surge e ganha cada vez mais destaque a figura do assessor data-driven.
Ainda que o assessor data-driven não seja um nome tão conhecido do mercado, sua relevância nesta nova realidade comunicacional é considerável, especialmente porque ele funciona como profissional que possui o ‘caminho’ necessário para que empresas e pessoas consigam se posicionar.
O que é o assessor data-driven
Em suma, o assessor data-drive utiliza-se de dados concretos para embasar sua estratégia de comunicação. Assim, seu trabalho não é fundado em intuições e suposições, mas sim nas métricas que apontam para as tendências do setor.
Assim, tá tática é válida, ainda mais em um contexto em que velocidade, volume, qualidade e assertividade, são pontos cada vez mais presentes na rotina de trabalho de uma assessoria de imprensa.
Ainda vale o destaque: este tipo de estratégia é válido tanto para o assessor de imprensa que trabalha com a conta da marca, quanto para o que atua como consultor de empresários e executivos. Para estes dois casos, a metodologia de análise de dados auxilia na criação de insights e na eficácia do modelo de comunicação.
Todavia, apenas os dados vazios não ‘servem’ para que este resultado positivo seja alcançado.
Como analisar os dados?
Somente os dados não possuem valor, isto é, os dados não são o fim, mas o meio. Dessa forma, o assessor data-drive utiliza de seu conhecimento para interpretar tais métricas.
Em outras palavras, a metodologia serve na construção da estratégia de comunicação que, por sua vez, terá uma abordagem personalizada. Ou seja, o negócio falará a mesma língua de seu público-alvo, resultando em uma relação mais próxima. O resultado? As chances de fidelização aumentam!
Além disso, através deste tipo de recurso é possível mapear as reações do público sobre determinados assuntos, recurso importante em momentos de gerir crises.
Vantagens da Assessoria Data-Driven
Como apontado até aqui, o modelo de Assessoria Data-Driven tem ganhado destaque. Isto não é à toa, afinal este método possui diversas vantagens, como, por exemplo:
- Maior entendimento sobre as necessidades do público-alvo;
- Tendências de mercado;
- Estratégias que dão resultado;
- Identificação de métodos que não estão surtindo efeito;
- Criação de uma comunicação personalizada;
- Possibilidade de expansão para novos públicos e nichos;
- Gerenciamento de crises;
- Maiores chances de fidelizar o público-alvo.
O futuro do assessor data-driven
Como visto até aqui, o trabalho do assessor data-driven vai além da confecção de um release para imprensa. Todavia, por ser uma área nova e em constante evolução, a tendência é que os profissionais do campo precisem se aprimorar cada vez mais.
Afinal, as ferramentas de coleta de dados se tornam mais completas e refinadas, possibilitando uma comunicação ainda mais personalizada. Ou seja, através deste tipo de recurso, você consegue fazer com que seus leitores se identifiquem com o texto, fortalecendo a lealdade que ele tem pela marca ou influencer.
Ferramentas para conhecer
Como apontado ao longo do texto, existem ferramentas que possibilitam a coleta e análise dos mais diferentes tipos de dados referentes aos usuários. Neste contexto, destaque para três recursos, são eles:
- Google – Google Trends;
- X (ex-Twitter) – Trending Topics;
- TikTok – TikTok for Business.
Google – Google Trends
De forma resumida, o Google Trends é uma ferramenta utilizada para monitorar termos e apontar quais estão em ‘alta’ naquele momento. Simultaneamente, a plataforma ainda tem o recurso de apontar gráficos, comparar palavras-chaves e muito mais.
X (ex-Twitter) – Trending Topics
Com uma mecânica semelhante, o Trending Topics segue a ‘ideia’ do Google Trends e possibilita ao usuário entender quais as palavras, assuntos e temas que estão em alta na rede social durante determinado período.
TikTok – TikTok for Business
Por fim, mas não menos relevante, existe o TikTok for Business. Recurso da plataforma de vídeo para que o usuário realize a gestão de seus anúncios e como seu público consome seus vídeos. Portanto, é natural que esta seja uma das ferramentas que estão presentes nas ‘skills’ do assessor data-driven.