Reconhecimento: qual a função do awareness na construção da sua marca?

Destacar-se em meio aos concorrentes tem sido cada vez mais desafiador com o avanço da era digital. Exemplo disso, é o fato de que, segundo uma pesquisa da Rock Content, 96,2% das empresas brasileiras estão nas redes sociais. Neste ambiente de disputa intensa, explorar o potencial do awareness na construção da marca pode ser um divisor de águas, pois ajuda a separar quem desenvolveu sua imagem daquelas empresas que aparecem quase que de súbito já interessadas em fechar vendas.

Neste artigo, vamos explicar este conceito, explorando estratégias e táticas capazes de criar uma conexão mais profunda entre empresa e clientes.

Afinal, o que é awareness?

Se você é um profissional do marketing ou da comunicação, provavelmente já ouviu falar neste conceito. Mas muitos têm dúvida sobre o que de fato ele significa. O awareness refere-se à medida em que a marca é conhecida/lembrada por potenciais consumidores. 

Quanto maior o nível de awareness, maior a probabilidade de que os consumidores se lembrem da marca quando precisarem de um produto ou serviço relacionado. 

Seu impacto pode ser medido em diferentes níveis, desde o reconhecimento básico até a associação de atributos específicos à marca – top of mind, por exemplo, é aquela companhia que tem um altíssimo nível de awareness junto ao público de interesse e à sociedade.

Qual o papel do awareness na consolidação de uma marca no mercado?

Ele desempenha um papel crucial no impulsionamento do crescimento dos negócios. Afinal, quando os consumidores estão cientes da existência de uma marca e de seus produtos ou serviços, eles estão naturalmente mais propensos a considerá-la em suas decisões de compra. 

Como resultado, o aumento do awareness pode impactar diversas pontos de contato, como: 

> aumento do tráfego no site, 

> maior engajamento nas mídias sociais 

> e, finalmente, a um aumento nas vendas e na receita.

Além disso, quando os consumidores têm uma percepção positiva e uma conexão emocional com uma marca, eles são mais propensos a se tornarem defensores leais e a recomendá-la para sua rede de contatos. Isso pode levar a um crescimento orgânico e sustentável dos negócios ao longo do tempo.

Marketing de conteúdo, mídias sociais e mídia tradicional são ferramentas estratégicas para impulsionar o awareness

Agora que você já conhece o conceito de awareness no marketing, deve estar se perguntando: que estratégias posso utilizar para maximizar o seu impacto na minha empresa.

Bom, elas são diversas e se potencializam quanto mais complementarem umas às outras:

– Uma delas é investir em inserções na mídia tradicional, seja de maneira espontânea – por meio da assessoria de imprensa, ou a partir de publicidade tradicional, como anúncios em televisão, rádio e mídia impressa.

Outra estratégia que tende a gerar resultados, se realizada com profissionalismo e qualidade, é o marketing de conteúdo. Criar e compartilhar conteúdo valioso pode ajudar a estabelecer a marca como uma autoridade em seu setor e atrair a atenção do público-alvo. Isso pode ser feito por meio de blogs, vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdo.

O uso estratégico das mídias sociais também costuma ser poderoso. Participar ativamente de plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, conforme o perfil do público e necessidade da marca, engajando-se com os seguidores e compartilhando conteúdo interessante, pode ajudar a construir uma comunidade online relevante.

Coca-Cola e Dove se beneficiaram de campanhas criativas de reconhecimento

Várias marcas já obtiveram sucesso ao implementar campanhas de awareness criativas, sem deixarem de estar amarradas ao posicionamento. Um exemplo marcante foi a “Share a Coke”, da Coca-Cola. A marca substituiu seu logotipo nas garrafas por nomes populares e incentivou as pessoas a compartilharem fotos com suas garrafas personalizadas nas redes sociais. 

O resultado da iniciativa foi um barulho enorme no ambiente digital, algo que aumentou certamente garantiu maior conversação sobre a marca.

Outro caso de sucesso foi a campanha “Dove Real Beauty Sketches”. Ao lançar um vídeo emocional que explorava a pauta da autoestima feminina independentemente do tipo de pele, a marca impulsionou um debate significativo sobre o tema nas mídias sociais, estimulando uma maior conexão emocional com o público.

 

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