Veja 3 tendências do marketing digital que merecem atenção em 2023

Um novo ano chegou e, com ele, novas oportunidades para fortalecer a reputação junto aos clientes e parceiros. Dentro desta missão, investir em marketing digital é indispensável.

Até aí nenhuma novidade. Afinal, executivos dos mais variados portes de negócios já reconhecem o valor de uma presença digital consistente – cenário exposto, por exemplo, pela pesquisa Marketing Visão 360º.

De acordo com o levantamento conduzido pela TNS Research International no ano passado, 90% das empresas mundiais já investem em marketing digital de alguma forma.

Este dado pode ter feito você pensar – “tudo bem, ficar de fora não é uma opção. Mas como se destacar em um ambiente tão competitivo assim?”.

A resposta passa por muitas camadas e começa por fazer o básico bem feito. Aquela receita, sabe? Conheça seu público, mantenha periodicidade, analise os dados e se adeque a eles…

Em um mercado cada vez mais maduro, porém, é preciso fazer mais para se diferenciar de fato. E, neste contexto, identificar e seguir as tendências que fazem sentido para o seu nicho é uma cereja no bolo!

Por isso, separamos três dos trends de marketing digital em 2023 – assim, sua marca pode se preparar e brilhar. Confira!

1) ChatGPT e a produção de conteúdo via Inteligência Artificial

Há alguns anos, redatores de canais digitais já estão escrevendo seus textos em uma espécie de parceria com a inteligência artificial. Exemplo disso, é o fato das chamadas técnicas de SEO influenciarem não apenas na construção do texto, mas também na escolha dos temas que irão compor o calendário editorial.

Esta espécie de ‘escrita híbrida’, no entanto, pode ser apenas uma transição para um universo no qual a inteligência artificial torne-se um apoio mais consistente no planejamento e, nos casos de conteúdos menos analíticos, mais descritivos, na criação de textos.

Tal perspectiva, outrora futurista, ganhou ares de ‘realidade próxima’ com o surgimento do ChatGPT – ferramenta criada pelo OpenAI e divulgada há pouco mais de dois meses.

Ela impressiona por sua capacidade de criar textos realistas a partir de instruções do usuário. 

Importante lembrar que trata-se de uma ferramenta. Assim, seu uso só fará sentido quando o interessado souber exatamente o que quer extrair da plataforma. 

E a boa notícia: ela não irá substituir o homem, já que conteúdos mais aprofundados, analíticos, com cruzamentos complexos, são largamente um diferencial nosso – e trabalhamos para que continue sendo desta forma!

2) Conversas em tempo real e o aumento do uso do chat bot

Atrair seu consumidor para um site ou uma landing page já é um desafio por si só. Não por acaso, estima-se que uma taxa de cliques de 3% pode ser considerada positiva em anúncios que são parte de campanhas no ambiente digital.

Sabendo disso, a ordem do dia para os profissionais de marketing digital é: maximizar as chances de conversão de cada um destes cliques ao promover relacionamentos mais estreitos a partir de interações em tempo real.

Estes esforços têm se refletido em um aumento progressivo da adoção dos chat bots nos mais variados nichos. De acordo com o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, produzido pela Mobile Time, o uso dessas ferramentas registrou um crescimento de 46,76% no Brasil entre os anos de 2021 e 2022.

A popularização da ferramenta é exposta ainda por sua disseminação em empresas para as quais os investimentos em tecnologias de inteligência artificial eram distantes há pouco. Um levantamento da Octadesk ao fim de 2021, apontou que 70% das PME’s do país já usavam algum tipo de chatbot em seus sistemas de atendimento.

Aqui, vale uma dica adicional: escolha um parceiro que apoie sua marca a aprimorar a linguagem natural do primeiro atendimento, realizado pelo bot (“robô”). Além disso, treine sua equipe de atendimento para que, no momento do transbordo (transferência do robô para atendimento humano) a experiência seja positiva – com solução assertiva. 

3) Gamificação e interatividade no marketing digital

Ações envolvendo realidade virtual têm crescido. Aqui, vale usar a criatividade para aproximar pessoas da sua marca e estreitar este relacionamento.

Há oportunidades como a Lamborghini, que lançou um de seus carros com realidade virtual e aumentada. O diferencial? Os cadastrados, não necessariamente compradores, podiam escolher acessórios e estacionar o possante dentro da própria garagem. Com isso, a marca garantiu uma experiência diferenciada e, ao mesmo tempo, aspiracional.

Sabemos que são poucas as companhias cujo Marketing tem um budget superior a sete dígitos, assim, um bom quiz interativo já pode ser um início para tornar mais interessante a relação com o cliente. 

Fontes: https://www.mundodomarketing.com.br/noticias-corporativas/conteudo/277398/marketing-digital-e-opcao-em-tempos-de-crise-diz-empresaria/

https://tiinside.com.br/23/04/2021/pesquisa-35-das-pmes-pretendem-investir-em-ferramenta-de-chatbot-para-atendimento-ao-cliente-em-2021/

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