Taxação de fundos exclusivos: como a comunicação pode acalmar os seus clientes

No último dia 28 de agosto, o Governo Federal publicou uma medida provisória (MP) que estabelece a tributação dos chamados fundos exclusivos. Se você é do mercado financeiro, provavelmente já está sabendo da medida. Mas  como a comunicação pode te ajudar a acalmar seus clientes?

pode te ajudar a tranquilizar seus clientes?

Embora a racionalidade seja, na opinião de muitos especialistas, a receita para o sucesso nos investimentos, quando falamos em dinheiro é quase impossível nos dissociarmos do fator emocional. 

Por isso, neste momento é necessário que as gestoras que possuem fundos de qualquer natureza em seus portfólios adotem uma postura ativa de comunicação. 

Para te ajudar, separamos três pontos fundamentais neste momento:

1 – Explique exaustivamente a MP

O universo dos investimentos tem se tornado cada vez mais democrático nos últimos anos. Apesar dos diversos aspectos positivos deste movimento, há uma característica perigosa: muitos investidores são inexperientes e/ou não possuem o aconselhamento ideal.

Sendo assim, é possível que o anúncio da taxação de fundos exclusivos leve milhares de investidores a retirarem suas posições de fundos que sequer serão impactados pela medida.

Por isso, prefira ser específico e detalhado nas informações do que omisso!

Use seus canais de comunicação para dizer que o ‘come-cotas’ será aplicado apenas aos fundos exclusivos que, por característica, exigem – dentre outras questões – um investimento mínimo de R$ 10 milhões e possuem um custo de manutenção estimado de até R$ 150 mil por ano.

2 – Use a taxação de fundos exclusivos a seu favor

Se você não trabalha com fundos exclusivos, o anúncio da MP, se usado com inteligência, apresenta uma verdadeira oportunidade de ‘propaganda’ dos seus produtos.

Isso porque a percepção negativa em torno dos fundos tributados abre a oportunidade para “gritar”que os seus produtos são isentos de tributação.

É claro, sabemos, que eles já eram isentos muito antes da MP. Mas reforçar essa característica nesta fase de alta sensibilidade poderá ser recebido com maior ‘empolgação’ por parte dos acionistas. Afinal, sabemos que a emoção tende a acentuar movimentos dentro do mercado financeiro.

3 – Defenda seus fundos ressaltando seus benefícios e acalmando os ânimos

Encontrar investidores que aportam independentemente da tributação é um desafio e tanto. 

Por serem restritos aos chamados ‘investidores qualificados’, no entanto, os fundos exclusivos tendem a ter a experiência do acionista e o conhecimento de seus conselheiros como aliados fundamentais.

Dentro deste contexto, enfatizar benefícios caros a este público, como o fato de sua estrutura facilitar a sucessão dos recursos para os herdeiros, pode ajudar a solidificar uma percepção real de valor mesmo em meio a uma narrativa geral negativa.

O fato do público atingido pelos fundos exclusivos ser composto por investidores mais experientes e, portanto, de perfil menos emocional fará com que – com a comunicação correta – eles tomem decisões mais baseadas naquilo que lhes mostram as contas na ponta do lápis.

Não por acaso, dados da Anbima de janeiro a agosto de 2023, período no qual as discussões em torno da tributação do produto ganharam força, indicam que os fundos exclusivos registraram uma captação líquida (saldo entre os aportes e os resgates) de R$ 44 bilhões.

 

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