Uma melhora significativa das estratégias de comunicação do mercado de finanças tem sido responsável pelo amadurecimento do universo dos investimentos no país.
Este novo momento do setor se apresenta não apenas no crescimento de blogs e vlogs especializados. Ele também pode ser observado em dados concretos como os divulgados pela B3 no início deste ano.
De acordo com a nossa Bolsa de Valores oficial, a presença de pessoas atingiu a marca de 4,2 milhões de CPFs únicos em janeiro de 2022 – montante que representa um aumento de 56% na comparação com dezembro de 2020.
O cenário promissor, é claro, tem aumentado a competitividade entre fintechs, bancos, corretoras e agentes autônomos pelos clientes.
Neste contexto, aqueles que são capazes de se conectar com as pessoas, transmitindo conforto e segurança, saem na frente desta disputa.
Atentos a esta competição, separamos quatro estratégias de comunicação do mercado de finanças que têm feito a diferença para as marcas que as adotam.
Venha conosco e confira!
1 – Blogs de dicas voltadas às personas fazem sucesso
Pouca gente tem dúvida de que os investimentos são uma forma efetiva de proteger e ampliar o patrimônio. No entanto, sabemos que não há uma receita universal e que, para cada caso, existe uma modalidade mais adequada para aportar.
Sendo assim, o uso dos blogs para trazer possibilidades contextualizadas com situações cotidianas tem sido uma das mais efetivas estratégias de comunicação do mercado de finanças.
Dentre os destaques desta abordagem no Brasil está o Nubank.
Mirando no público iniciante no universo dos investimentos, a startup adota uma abordagem leve e didática em seus textos.
Com isso, faz com que questões que pareciam abstratas possam ganhar materialidade no dia a dia do público-alvo criando uma relação de confiança – fidelizando e, em uma sequência de relacionamento, apoiando vendas futuras.
2 – Cursos e e-books como estratégia de comunicação no mercado de finanças
Os números mostram que o Brasil tem vivido um momento fértil no mercado de investimentos nos últimos dois anos. Apesar disso, o país ainda tem uma margem de crescimento exponencial para os próximos anos.
Este upside fica muito claro quando observamos o percentual de brasileiros ativos no mercado financeiro (2,1%) em comparação com a população de países mais amadurecidos neste setor, tal qual os Estados Unidos (65%!).
Diante disso, uma das estratégias de comunicação mais populares no mercado de finanças têm sido a aposta em conteúdos didáticos.
Empresas como a XP Investimentos, por exemplo, têm disponibilizado cursos online de alta qualidade – materiais que, juntamente com os conteúdos de seu blog, auxiliam os leitores a tomarem melhores decisões de investimento.
A ideia por traz desta estratégia é bem clara: no mundo dos investimentos, conhecimento gera demanda!
3) Conteúdos em vídeo dão rosto à empresa e geram aproximação com seus clientes
Recentemente, uma pesquisa da consultoria global GWI revelou que os conteúdos em vídeo são parte da rotina de todas as gerações que acessam a web.
Sabendo disso, o uso dos vlogs voltados à educação financeira, divulgação de produtos e estratégias para encerramento de dúvidas têm se popularizado entre as marcas do mercado de finanças.
Seja com um tom intimista e bem-humorado ou com uma seriedade quase professoral, empresas como o PicPay e a Suno têm acertado em cheio na construção de uma relação íntima com seus clientes e prospects.
O sucesso do Picpay com as peças que utilizam Fábio Porchat para se conectar com as personas e, do segundo, ao trazer para seus canais a seriedade de especialistas no mercado imobiliário como o ‘Professor Baroni’, revelam: os vídeos são efetivos, sim, no universo das finanças – desde que feitos sob medida e para a persona.
4) Aplicativos e ferramentas de simulação são ótimas estratégias de comunicação do mercado de finanças
Mesmo para os investidores mais maduros, ter uma ideia clara de onde potencialmente se irá chegar a partir de um aporte é um elemento importante na hora de investir.
Diante disso, algumas empresas têm percebido o valor de oferecer aplicativos e ferramentas de simulação para seus prospects ao oferecer possibilidades de análises de variáveis econômicas para alguns tipos de aplicações, por exemplo, de maneira gratuita.
Esses são apenas alguns exemplos de como desenvolver relacionamento com seu público-alvo a partir de conteúdo de valor e uma estratégia bem definida para o ambiente digital. Antes mesmo de pensar em vender, é importante entender qual o papel da sua empresa para os potenciais clientes e, com isso, focar em ser relevante. Com isso, no momento certo, a sua marca será lembrada por eles.