IMPRENSA | RELAÇÕES PÚBLICAS

O que é preciso para se construir uma reputação de sucesso?

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O que é preciso para se construir uma reputação de sucesso?

Credibilidade: Se tivermos que resumir o trabalho de relacionamento com a imprensa – e com outros stakeholders (públicos-alvo) estratégicos – poderíamos escolher apenas esta palavra.

Mas porquê?

Para que seja possível ter relevância dentro do mercado em que atua, uma marca precisa construir uma reputação. Isso leva tempo, envolve alguns pilares como uma Comunicação assertiva, mas, tão importante quanto isso, seriedade, consistência e transparência.

E é justamente com a credibilidade que intermediamos o caminho até que nossos clientes sejam reconhecidos como autoridades em seus mercados, ou seja, tenham uma reputação independentemente do segmento em que atuam.

Isso só é possível por conta da vasta experiência de nossas equipes no relacionamento com jornalistas, com instituições, governos, assim como com outras personalidades estratégicas.

Esse bom trânsito, aliado às habilidades específicas de planejamento e relações públicas nos permite atuar com uma solução integrada que agrupa:

Todo o desenvolvimento estratégico da marca trabalhando com o posicionamento, definindo territórios de Comunicação, mensagens-chave, hierarquia de prioridades, forças, desenvolvendo os pontos de melhoria dos porta-vozes da marca, além do mapeamento e mitigação de eventuais crises.
E garantia de execução desse plano de maneira ágil e assertiva, complementando-o, quando necessário, a partir das particularidades de cenários e dos envolvidos.

Essa jornada pode ser trilhada por meio de conteúdos de alto valor para os públicos via relacionamento com a imprensa, mas também lançando mão de todas as técnicas de Relações Públicas como eventos, business meetings, ações personalizadas nos mais variados formatos, PR Digital – quando fazemos os influenciadores digitais enxergarem a sua empresa por meio das causas que apoia, entre outras oportunidades.

Mídia espontânea
x publicidade

Nem sempre a diferença está clara. Mas existe. Vamos entender?

A Tamer Comunicação tem uma longa trajetória de sucesso justamente no relacionamento com a imprensa, que é um dos pilares mais fundamentais de apoio à construção de reputação.

Ao contrário da publicidade – em que a empresa compra um espaço na mídia e pode decidir o que será veiculado -, no jornalismo, a imparcialidade e a investigação, própria do bom trabalho de um repórter, mostram ao mercado que, salvo exceções, sua marca tem informações relevantes e que merecem confiança.

Por isso, o jornalista (a imprensa) é um público-alvo indispensável na estratégia de Comunicação de marcas de sucesso.

COMO A TAMER TRABALHA?

Detalhamos um pouco mais o eixo execução. Em primeiro lugar, nossa equipe faz uma imersão para entendimento da marca, presença no mercado em que atua e desafios de negócios. Depois, é hora de mergulhar nos canais de comunicação e na análise de competidores para, assim, entender os gaps e estabelecer os desafios de comunicação em um planejamento estratégico. A partir daí, é hora de colocar o trabalho em prática.

Com uma equipe altamente qualificada, a Tamer Comunicação tem expertise para produzir conteúdos e ações nos mais variados formatos, tais como:

Eventos

- Coletivas de imprensa presenciais, online e no Metaverso
- Business meetings
- Encontros de relacionamento com jornalistas

Mapeamento de oportunidades

Busca ativa por encaixar a marca em eventos setoriais, participação em câmaras de comércio, em comitês dentro de associações do segmento em que atuam, entre outras oportunidades.

Educação

Workshops presenciais e/ou cursos online para jornalistas e outros stakeholders de maneira a aprofundar conhecimentos específicos do mercado de nossos clientes.

Media Training

Já treinamos mais de 1 mil profissionais para serem mais assertivos na comunicação com a imprensa e não caírem em “armadilhas”. Essa habilidade, inclusive, é indispensável para outras formas de interação, como no trato com sindicalistas, com fornecedores, acionistas e etc. Quer saber mais, leia aqui.

PR Stunt

Criação de ativações de tal forma que sejam mais um ponto de divulgação da marca para a imprensa.

O dia a dia de atendimento inclui ações como:

Orientar sobre a política de comunicação com a imprensa

Divulgar produtos, estudos, artigos e pautas especiais

Elaborar press releases, notas, etc.

Realizar aproximação com jornalistas e profissionais de imprensa

Mapear oportunidades: Identificar ganchos para presença na mídia

Definir position papers a partir da avaliação do cenário macro e da cobertura da mídia

Quais são os benefícios da assessoria de imprensa?

· Constrói a reputação da marca

· Solidifica sua imagem quando o trabalho é de longo prazo

· Cria canais diretos de comunicação com os profissionais de imprensa

· Dá suporte para ampliação das vendas

· Atinge públicos segmentados e/ou a sociedade em geral

· Está acessível a custos substancialmente menores do que propaganda

· Apoio à geração de leads

· Uma marca bem estruturada tem mais relevância em gestão de crises.