Você sabia que o Brasil tem mais de 150 milhões de usuários nas redes sociais? O número foi levantado a partir de dados da ‘Hootsuite’ e coloca o País na 3ª posição mundial do ranking das populações mais conectadas nessas plataformas.
Este cenário passa uma mensagem clara: não possuir uma presença estruturada nas redes sociais é deixar passar uma série de oportunidades de alcance e estreitamento de laços com seus clientes e parceiros.
Estar nessas mídias sociais por estar, no entanto, não basta. É preciso ter uma estratégia!
Quer saber mais? Vem conosco e conheça os principais pilares das estratégias de social.
Redes sociais: vantagens e desvantagens
Quando falamos de redes sociais de uma maneira genérica, ignoramos que existem uma série de plataformas com diferentes propósitos e perfis de usuário.
Sendo assim, não basta cada uma delas e executar umaestratégia generalista.
Em 2021, as redes sociais mais usadas no Brasil foram: Facebook (130 mi); YouTube (127 mi); WhatsApp (120 mi); Instagram (110 mi); Linkedin (51 mi); Pinterest (46 mi); Twitter (17 mi); e Tik Tok (16 mi).
Antes de tudo, é preciso pesar as vantagens e desvantagens da sua escolhaduas questões fundamentais: o perfil dos usuários das redes; e o público-alvo para o qual se quer falar!
Conheça o perfil do usuário e as boas práticas de algumas das redes sociais mais indicadas para empresas
Embora o objetivo seja conectar pessoas em uma rede de relacionamento, cada rede social possui uma maneira de fazê-lo. Ao entender isso, é hora de estabelecer uma segmentação alinhada à estratégia.
Confira os perfis predominantes das redes sociais mais usadas no Brasil:
Rede social mais usada no Brasil, em prioritariamente adultos da Geração X (nascidos entre 1960 e 1980) e os chamados Millennials (nascidos entre 1980 e 1995).
É importante destacar, porém, que – ainda que essa estratificação não se encaixe no principal público-alvosua estratégia conteudista – essa plataforma possui recursos importantes para o marketing digital.
Isso porque o Facebook Ads é uma ferramenta e tanto quando falamos de publicidade online.
Com ela, é possível explorar diversos recursos de segmentação, objetivos de campanha – além de fazer anúncios também para o Instagram.
Boas práticas: apostar em posts informativos; monitorar a caixa de mensagens; investir em mídia paga de maneira recorrente.
Diferentemente do Facebook, esta rede social costuma atrair pessoas mais jovens. Até julho de 2020, mais de 70% dos usuários do IG possuíam menos de 34 anos!
O Instagram destaca-se também pela pluralidade de formatos de postagem que oferece aos produtores de conteúdo. Saber explorar essas variações é fundamental para ter sucesso!
Boas práticas: abusar de posts interativos como enquetes e quizzes; explorar ferramentas de vídeo – sobretudo o reels; combinar fotos de ótima qualidade (personalizadas, se possível) com legendas diretas; estimular a interação com o uso de call to action.
Uma rede social de perfil corporativo, o Linkedin é ideal para quem quer explorar relações B2B, fortalecendo laços com parceiros e prospectando novos clientes!
Em termos de conteúdo, a plataforma “premia” aqueles que a utilizam como vitrine para transmitir conhecimento a partir de suas expertises e boas histórias ligadas ao ambiente profissional.
Com o Linkedin Ads, o ambiente de publicidade da plataforma, campanhas assertivas para captação de leads qualificados! Cargos, tamanho da empresa e outros dados estão disponíveis para segmentação enriquecendo o foco das ações.
Boas práticas: marcar colaboradores e empresas nas postagens; divulgar artigos periódicos produzidos pelos principais executivos; realizar campanhas pagas bem direcionadas!
Com mais de 120 milhões de usuários no país, o WhatsApp se notabiliza por ser uma das redes sociais mais plurais e diversas.
Cada vez mais, é o escolhido para uma comunicação direta, assertiva e personalista com clientes. Uma estratégia bem-sucedida na plataforma, é a da criação de grupos e listas de transmissão para o envio de mensagens para um perfil semelhante de leads. Aqui vale tomar cuidado com a Lei Geral de Proteção de Dados e enviar conteúdo apenas para quem aceitou entrar na lista.
Boas práticas: envie informações relevantes; muito cuidado com compartilhamentos de conteúdos falsos; mantenha uma relação aproximada, mas sem transpor a barreira entre o pessoal e o corporativo!
Faça uma gestão personalizada e use as redes sociais como uma estratégia complementar
Além Identificar o canal e o formato ideal para se comunicar com seu público nas redes sociais, outras questões também são decisivas nos resultados das empresas neste ambiente.
Entre elas está a definição dos objetivos que se quer alcançar com a estratégia tais como: awareness (visibilidade/conhecimento sobre a marca); engajamento; aumento da audiência no site ou no blog; gerar leads; aumentar as vendas; atender o cliente; monitorar a reputação da marca.
A combinação da estratégia conteudista com o objetivo da presença digital irá gerar resultados mais assertivos que, no fim do processo, irão gerar dados a partir dos quais a empresa poderá ajustar sua rota tática e estratégica!