Um mundo mais digital, é o que vemos atualmente. Agora, precisamos ser sinceros: muitas vezes, estes esforços esbarram na falta de expertise de uma equipe não especializada ou mesmo em uma grande restrição de budget.
Uma saída para este cenário tem sido o investimento na contratação de novos profissionais.
Exemplo disso é o fato de que no relatório Empregos em Alta – divulgado pelo Linkedin em 2021 -, os especialistas em diferentes nichos do marketing digital ocuparam 5 dos 15 postos mais procurados pelo mercado brasileiro no ano passado.
Ainda que a contratação de mão de obra externa especializada seja uma tendência, no entanto, o remanejamento e qualificação de profissionais já presentes no quadro de funcionários também é uma opção.
Se você é um destes profissionais recém-chegados neste mundo, seja bem-vindo! Nosso conteúdo também foi desenvolvido para quem já entende do mercado, mas precisa de um caminho para orientar a equipe. Aqui, temos as coordenadas sobre como fazer Marketing Digital.
Como fazer Marketing Digital com o apoio de ferramentas
Marketing digital é uma das áreas que mais demanda dados, especialmente porque eles costumam estar mais disponíveis, mas também pela alta concorrência por atenção das pessoas no mundo online. Por isso, é fundamental entender quais ferramentas são importantes para a construção de um planejamento e a execução do trabalho.
Conheça abaixo algumas delas:
– SEMrush: uma das plataformas mais populares entre os profissionais de Marketing Digital. Ela oferece um volumecompleto de dados sobre sites, inclusive no que diz respeito ao SEO – sigla que resume a otimização fundamental para um bom ranqueamento dos sites nos buscadores. Entre as informações disponibilizadas pelo SEMrush estão as palavras-chave de maior procura no momento e a análise dos backlinks, tanto do próprio site quanto dos concorrentes, além da pontuação e posição aproximada dos sites. Isso ajuda o profissional a resolver os problemas e definir estratégias para melhorar o rankeamento.
– Ubersuggest: tendo a qualificação do SEO como principal objetivo, esta plataforma ranqueia as palavras-chave e oferece insights ao profissional sobre quais os temas mais relevantes para se abordar no site e nas mídias sociais. Na versão paga, é possível ter acesso a boa parte dos recursos também disponíveis no SEMrush, só que com um investimento menor.
– Google Search Console: talvez a ferramenta mais indispensável quando falamos de Marketing Digital para iniciantes. Ela oferece uma espécie de Raio-X do desempenho do site, rastreando dados como total de cliques, impressões e posição média nos resultados de busca do Google. Tudo isso vindo diretamente do Google. Vale lembrar também que, se você é o responsável por uma marca, também pode acessar uma série de indicadores pelo Google Analytics instalado no site.
Trabalhar com digital exige uma visão 360º
Se você trabalha em uma posição específica, dentro de uma estrutura de equipe com diversas expertises no universo digital, saber utilizar as ferramentas apontadas no tópico anterior pode resolver boa parte dos seus desafios diários.
Porém, caso você tenha sido escolhido para um cargo de gestão no âmbito do Marketing Digital, será preciso adquirir outras habilidades importantes em seu processo de qualificação.
Isso porque conhecer os caminhos para otimizar um site nos mecanismos de busca é apenas um dos atributos de um profissional da área.
Além da qualificação do SEO, um estrategista deve se preocupar com questões como:
– Mídias Sociais: se certificando de que cada mídia social na qual a marca está presente esteja promovendo um canal direto de comunicação e relacionamento com os consumidores e parceiros. E integrando estas plataformas com canais como o site e/ou o e-commerce a fim de converter a audiência em oportunidades de negócios.
– Mídia paga: estar bem posicionado nos mecanismos de busca e nas redes sociais é fundamental. Por outro lado, ser capaz de segmentar e coordenar campanhas de impulsionamento é um skill que todo profissional de gestão de Marketing Digital precisa dominar. Afinal, impulsionamentos assertivos podem potencializar significativamente os resultados da empresa, tanto em ações pontuais quanto em estratégias permanentes de crescimento.
Neste material, falamos de ferramentas e habilidades importantes para se iniciar – ou tornar mais efetivo – um trabalho com marketing digital. Mas para que isso aconteça, é importante que as marcas tenham uma visão clara dos seus objetivos e ajudem as equipes a viabilizá-los. Estruturar um planejamento estratégico digital é um caminho relevante neste sentido. Podemos falar dele em um outro conteúdo!