Não é que essa afirmação esteja errada, mas incompleta. Você sabia que a qualidade do site e do blog de uma empresa pode ser o seu diferencial em relação aos concorrentes na hora de atrair novos clientes via ambiente digital?
Apesar de estar costumarem no fim da lista de prioridades, o investimento em conteúdos relevantes é fundamental para conferir visibilidade e credibilidade a um negócio. E é justamente na única plataforma realmente proprietária das empresas, ironicamente, onde isso menos acontece.
Uma das principais razões para que isso ocorra é o fato de que, de acordo com pesquisas – como a realizada pela consultoria empresarial ‘Provokers’, 96% dos brasileiros fazem uma busca no Google antes de adquirir produtos e serviços.
Em um contexto como este, portanto, ocupar as primeiras posições da busca orgânica nos segmentos estratégicos para a empresa é um dos passos mais importantes de sua estratégia no ambiente digital – além de ser um dos que possui custo mais baixo.
O site é fundamental para conferir credibilidade, consolidando as informações institucionais e os pontos de contato do negócio. Já o blog, por sua vez, atua como um grande mural dentro do qual a empresa demonstra sua expertise e oferece informações detalhadas sobre assuntos relacionados à sua área de atuação a fim de sanar as dúvidas de seus stakeholders.
Quer saber um pouco mais sobre a importância do site e do blog para os resultados de negócios? Venha conosco e se convença de que eles merecem sua atenção!
Blog: uma arma potente para a prospecção e fidelização
Formatar uma estratégia digital completa, capaz de gerar resultados concretos, dá trabalho e exige compromisso de quem precisa estar envolvido no projeto – fontes, estrategistas e redatores.
Para quem está na fase de começar a construir os pilares deste planejamento, porém, existem algumas questões que merecem ser priorizadas. Dentre elas, possuir site e blog otimizados com técnicas de SEO e frequentemente atualizados é indispensável.
Isso porque a qualidade destes ambientes pode ter um papel importante no sucesso do negócio em duas áreas fundamentais: a prospecção e a fidelização de clientes.
O SEO como aliado na prospecção
Sigla usada para a abreviar o termo Search Engine Optimization (otimização de mecanismos de busca), o SEO consiste em um conjunto de técnicas usadas para impulsionar um site a alcançar bom posicionamento nos mecanismos de pesquisa.
Seu papel, acima de tudo, é permitir que a empresa se destaque dos concorrentes no momento em que clientes em potencial realizam pesquisas exploratórias.
Sites e blogs responsivos e assertivos quanto ao conteúdo tendem a ficar em evidência nestas pesquisas orgânica.
Em resumo, o que isso quer dizer é: quanto melhor o SEO do blog e do site, maior a chance de alcançar potenciais clientes. É o que mostrou a pesquisa realizada pela Semrush em 2019:
Sabendo disso, é fundamental que os responsáveis pela criação destes conteúdos apliquem conceitos como:
– Definição de palavras-chave estratégicas
– Pesquisa destas palavras-chave no ranking dos buscadores e adaptação a termos com maior encontrabilidade e fit com o negócio da empresa
– Articulação destas palavras-chave de maneira natural nos títulos, subtítulos e ao longo dos textos
– Construção de uma teia de links internos referenciando a outros conteúdos já produzidos (link bulding)
– Produção de conteúdos de alto valor para os clientes, de modo que fiquem na página e leiam o texto até o final
– Materiais com, no mínimo, 300 palavras para que sejam indexados pelos buscadores
– Checagem das configurações do site e blog para certificar-se de que os conteúdos estão “encontráveis” pelos robôs de busca
Como um blog de qualidade auxilia na fidelização?
Tão importante quanto conquistar novos clientes é reter aqueles que já possuem algum relacionamento com a empresa.
Curiosamente, ambas essas missões podem ser impulsionadas por uma mesma prática: possuir um site e um blog com materiais relevantes e otimizado com técnicas de SEO.
Nos últimos anos, especialistas do marketing têm deixado muito claro: o consumidor da atualidade quer – acima de tudo – que as marcas se disponham a solucionar os seus problemas de maneira legítima e, preferencialmente, mais relacional.
Neste contexto, manter site e blog “vivos” com conteúdo relevante para o público-alvo (ou personas, quando é possível delimitá-las na estratégia), é um diferencial indispensável.
Afinal, o contato periódico com estes espaços não apenas lembrará o cliente da existência daquela empresa. Mas irá atuar também no fortalecimento dos laços de confiança entre ambos.
Ao ter suas dúvidas e anseios sanados pelo site de uma marca, o cliente irá automaticamente associá-la a um aliado capaz de resolver seus problemas.
E, a partir disso, não hesitará em buscar não apenas um conteúdo sobre determinados assuntos, mas também nos momentos em que for necessário adquirir um produto ou um serviço.
Site bom é o que endossa a credibilidade da marca
O fato de a maioria dos brasileiros realizarem buscas antes de adquirir produtos e serviços deixa muito claro: possuir informações detalhadas sobre a empresa é um fator determinante na decisão de consumo.
Sendo assim, ter um site organizado, com boa navegabilidade e capaz de responder as dúvidas dos clientes em potencial gera conforto no cliente e contribui para a credibilidade da marca.