Imagine a cena: finalmente você consegue agendar uma reunião com um prospect que precisa da solução que tem a oferecer. Durante a conversa, rapidamente fica claro que a negociação não vai andar. O motivo: o trabalho de awareness ainda não surtiu efeito e sua marca é desconhecida.
Como se vê, ser referência no mercado é uma das etapas mais importantes no processo de consolidação de uma empresa. Na comunicação, o processo que leva a essa construção de autoridade recebe o nome de Brand Awareness.
No mundo atual, a comunicação tornou-se ainda mais indispensável para isso. Com o aumento da competitividade, porém, já não basta mais fazer o básico. É preciso ter experiência e saber desenvolver estratégias consistentes, aplicando de maneira personalizada à realidade de cada negócio.
Como uma agência de comunicação pode contribuir para o Brand Awareness?
Há quem pense que pode encaixar esse trabalho em uma pessoa ociosa da equipe – sem nenhuma familiaridade com comunicação, muitas vezes. Mas quem é realmente bem sucedido busca um trabalho profissional de construção do brand awareness.
E o reconhecimento dessa necessidade tem impulsionado o mercado de agências de comunicação corporativa. Segundo o Meio & Mensagem, mídia especializada no segmento de Comunicação, esse mercado faturou cerca de R$ 3,3 bilhões no Brasil em 2021, valor que superou em R$ 0,3 bilhões o montante faturado em 2020.
Mas, na prática, como uma consultoria de comunicação pode contribuir para o awareness de uma marca?
Há uma série de oportunidades que podem ser definidas a partir de um planejamento estratégico inicial. Veja algumas delas:
– Assessoria de imprensa e Relações Públicas: relacionamento com a imprensa com o objetivo de as marcas tornarem-se referências nos assuntos de interesse e, com isso, mostrar sua credibilidade e conquistar autoridade;
– Marketing digital: uma série de oportunidades estratégicas de utilizar o ambiente digital para apresentar a marca (brand awareness), relacionar-se com os stakeholders e, claro, aumentar as vendas e diminuir o Custo de Aquisição do Cliente (CAC)s;
– Media training: treinamento de porta-vozes para que possam representar a empresa junto aos seus públicos, sempre trazendo para o discurso as mensagens chave, assuntos de interesse e, claro, evitando temas sensíveis – promovendo, assim, uma comunicação de forma mais clara, convincente e condizente com os valores do negócio.
Por que a Tamer é uma das três agências de comunicação mais respeitadas do Brasil?
Em 2021, o portal ‘Comunique-se’, referência em soluções para este mercado, elegeu a Tamer como uma das três agências de comunicação mais respeitadas do país.
Esse reconhecimento foi um dos muitos endossos sobre a capacidade da Tamer em se adaptar às novas necessidades dos cliente. Fundada há 30 anos, a consultoria sempre teve convicção de que o awareness, com foco no apoio aos negócios, é a base para o sucesso das marcas – seja na era analógica ou no momento atual, de total eliminação de fronteiras entre os mundos físico e digital.
Para nossas equipes, construir a reputação de nossos clientes é, acima de tudo, valorizar os pontos fortes com a melhor ESTRATÉGIA para gerar RESULTADOS CONSISTENTES.
Com esta visão moderna de Comunicação, a Tamer atua com uma consultoria full service em que é possível ter a estratégia e operação em um único lugar.