Estratégia de comunicação nas redes sociais: o que NÃO fazer

Estar presente nas redes sociais já não é mais um diferencial no mundo corporativo. Afinal, de acordo com um levantamento do Centro Regional de Estudos do Brasil, 78% das empresas do país já fazem parte deste universo. Sendo assim, a efetividade da estratégia de comunicação é que vai definir o nível de sucesso de cada marca no mundo online.

Muito se fala sobre o que é preciso fazer para “bombar” nesse ambiente. No entanto, tão ou mais importante do que aquilo que fazemos nos perfis corporativos para alavancá-los, é evitar cometer erros que podem jogar contra a própria imagem da empresa.

Isso porque a velocidade e o alcance das mídias sociais podem fazer com que conteúdos viralizem positivamente. Mas também proporcionam que pequenos erros tomem proporções enormes, gerando crises e manchando a reputação da marca.

Neste conteúdo, listamos três dos principais erros a serem evitados pelos profissionais responsáveis pela estratégia de comunicação digital. Confira!

1 – Destoar do posicionamento e do tom definido pela estratégia de comunicação da marca

O mundo de hoje pede cada vez mais que as empresas se posicionem diante de assuntos diversos da sociedade. Essa demanda ficou muito clara na pesquisa “Global Consumer Pulse” que, conduzida pela Accenture Strategy, revelou o fato de 79% dos consumidores brasileiros valorizarem esta característica.

Ao mesmo tempo em que demanda este posicionamento, porém, o consumidor contemporâneo está mais crítico e pode romper os laços com a marca caso discorde dos valores e das ações da empresa e, importante lembrar, de seus líderes.

Sendo assim, é fundamental que qualquer o conhecimento e alinhamento entre estratégia de negócio e de comunicação, em todos os pontos de contato com o público.

Isso vale para posicionamento junto à imprensa, no site oficial e, claro, nas redes sociais – tanto nas corporativas quanto nas pessoais das lideranças da marca!

Por isso, pare e pense antes de publicar algo: é polêmico? Pode ser interpretado como ofensivo? É uma mensagem com dupla interpretação? Pode ser algo visto negativamente para a empresa em que trabalha?

Uma dica extra: antes de postar, certifique-se de que está na conta certa, ou seja, cuidado para não publicar conteúdo pessoal na página da empresa e vice e versa.

E lembre-se, por mais que você tenha a sua própria presença digital, a empresa onde trabalha é como se fosse o seu “sobrenome”, não há como separar opiniões pessoais, de profissionais no ambiente digital.

2 – Não interagir com os stakeholders

Você já percebeu, por exemplo, que os influenciadores e marcas que mais engajam tendem a abusar do chamado call to action? 

“Diz aí o que você achou” ou “digite 1 se você prefere isso e 2 se você prefere aquilo”… E por aí vai.

Sendo assim, um dos principais erros de uma estratégia de comunicação nas redes sociais é não considerar esta dinâmica de troca exigida pelo consumidor da atualidade.

Aproveite cada oportunidade que a sua base te dá para interagir!

3 – Não revisar o conteúdo

Se estabelecer como uma fonte confiável e uma voz de autoridade são alguns dos principais objetivos de uma marca no ambiente digital. Sendo assim, é preciso ter um cuidado especial com a revisão de qualquer conteúdo publicado nos canais de comunicação da empresa.

Afinal, são muitos os pontos sensíveis que podem prejudicar a percepção dos seguidores em relação ao conteúdo.

Erros gramaticais, por exemplo, colocam em dúvida o profissionalismo e o cuidado com que aquele conteúdo foi produzido.

Ainda piores, no entanto, são falhas de checagem de dados de resultados do negócio ou de pesquisas de mercado compartilhadas em posts. Isso porque, mais do que serem vistos como simples erros, esses deslizes podem ser interpretados como uma tentativa de maquiagem da realidade e um sinal de má fé, questões que abalam a confiança dos stakeholders na comunicação entregue pela marca.

Em suma, mais do que tomar cuidado com estes erros, é importante ter ao seu lado um parceiro que esteja atento para construir a presença digital da sua marca, colhendo resultados de longo prazo. É o que a Tamer Comunicação faz com seus clientes que, em média, ficam conosco por quase uma década.

Compartilhe: