Quando contratar influenciadores digitais?

A presença dos influenciadores digitais é uma realidade no universo corporativo brasileiro. No levantamento Youpix+Nielsen ROI & Influência 2023, que pesquisou cerca de 100 profissionais C-Level de diferentes empresas locais, 93,75% dos entrevistados afirmaram que “Trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer”.

Essa posição de quase unanimidade dos influencers não apenas incentiva que cada vez mais empresas passem a incluí-los nas suas estratégias. Ela também exerce uma pressão considerável sobre aquelas que ainda não se aventuraram neste campo e observam as ações de seus concorrentes com medo de ficar para trás.

Se identificou com o grupo das ‘pressionadas’? Então é hora de ter calma! Afinal, como qualquer ação de comunicação, o marketing de influência só gera resultados satisfatórios se utilizado de maneira estratégica. Não adianta sair por aí e contratar um dos 10,5 milhões de influenciadores brasileiros e esperar ‘decolar’ nas redes.

Para te ajudar a avaliar o momento certo de investir, separamos três situações nas quais esses investimentos podem fazer sentido para o seu negócio. Confira!

1 – Influenciadores digitais de nicho podem conferir credibilidade a novos serviços e produtos

Quem não tem familiaridade com o ‘mundo influencer‘ pode achar que esses personagens se limitam a produzir conteúdo de entretenimento nas redes. Acontece, porém, que um número crescente de profissionais respeitados em seus nichos de atuação estão se dispondo a construir uma audiência consistente.

Nesse contexto, empresas que buscam adicionar uma boa dose de credibilidade a produtos e serviços que ainda não estejam tão difundidos no mercado têm buscado esse perfil de influenciador digital para se validarem junto a clientes – sejam eles pessoas físicas (B2C) ou outras empresas (B2B).

Cases dessa natureza já estão, inclusive, presentes nos setores mais formais.

Recentemente, o Prochile – organização do Ministério de Relações Exteriores chileno voltada a promover a exportação de Bens e Serviços do país pelo mundo, promoveu uma degustação de azeites na cidade de São Paulo e contou com a Tamer para selecionar um pool de influencers que pudessem avaliara qualidade dos produtos.

O chef Edu Guedes foi uma das personalidades que prestigiou a ação, assim como sommeliers de azeite, jornalistas e executivos focados em B2B com forte presença digital. No caso do chefe, foi possível trazer para a ação um influenciador do nicho gastronômico cuja credibilidade de sua atuação profissional é seu principal asset.

2 – Influencers podem ser chave em momentos de expansão regional

A criação de campanhas com produtores de conteúdo digital pode ser um caminho altamente relevante quando há o desafio de apresentar uma marca regionalmente.

Neste contexto, contratar influenciadores digitais que possuam um público majoritariamente naquela região específica pode ser uma estratégia tão eficiente (e mais barata!) do que fazer investimentos robustos em mídia tradicional local.

A estratégia de seleção deve, porém, ser bastante cuidadosa. Afinal, além de possuir uma audiência robusta regional, o influencer escolhido deve atuar em um nicho congruente com o core do negócio em expansão – coerência é importante!

3 – Os influenciadores também podem ser ótimos vendedores

Muito antes da internet existir, a chamada propaganda ‘boca a boca’ era uma das estratégias mais utilizadas pelos negócios para angariar novos clientes. Com o advento da grande rede e a chegada dos influenciadores, o impacto dessa indicação exponencial.

De acordo com um estudo realizado pela empresa de marketing de influência Spark, em parceria com o Instituto QualiBest, 76% dos consumidores já compraram algum produto ou serviço com base em uma indicação feita por um influencer.

Outra pesquisa, esta realizada pela plataforma norte-americana Socialbakers, revelou que os influenciadores são o terceiro grupo mais relevante na decisão de compra dos consumidores – logo atrás dos amigos próximos e dos colegas.

Tudo isso mostra como esses profissionais podem ser muito eficientes!

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